Damares candidata no DF
Moradora do Distrito Federal, a ministra Damares Alves pode concorrer às eleições em 2022 dependendo do desempenho do chefe do Planalto. Nos bastidores, já há uma movimentação muito forte entre os evangélicos, que é um capital político de peso, para constituir um grupo que defenda a candidatura de Damares. Quanto ao cargo que a ministra e também líder religiosa vai disputar ainda não se sabe, mas as apostas giram em torno do Senado ou Câmara dos Deputados. O projeto é ajudar o presidente Bolsonaro aqui no DF e, caso se eleja, se tornar uma voz da corrente política na Esplanada. Até aí tudo bem. Porém, a ministra ainda terá que mostrar serviço no governo federal para poder ter o que apresentar aos eleitores.
Ibaneis só vai falar de eleição em 2021
Em entrevista exclusiva para blogueiros da Associação dos Blogueiros de Política do DF e Entorno (ABBP), na última quinta-feira (19), o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), foi questionado sobre uma eventual candidatura à reeleição em 2022. Ibaneis durante a coletiva citou por duas vezes que estava gostando de governar. Mas, ao falar sobre ser candidato ou não, o advogado disse que ainda não está pensando nesse assunto. Ibaneis Rocha revelou que somente tratará sobre o tema em janeiro de 2021. Até lá, muita água vai passar embaixo da ponte, porém, se ele está gostando de governar, é bom já considerar que será um possível adversário.
Jogando para a plateia e arrumando inimigos no Congresso
Tem uma parlamentar do DF que vem jogando para a plateia. A representante da capital gosta de falar que faz isso, que faz aquilo, que trabalha e dá a entender que os outros parlamentares na fazem nada. A atitude da colega está irritando alguns líderes que iniciam uma movimentação para isola-la. Esqueceram de ensinar a parlamentar que constituir inimigos no Congresso pode ser o início da queda na vida pública. Tem que saber jogar o jogo.
A forte parceria entre Prudente e Delmasso
A Câmara Legislativa do Distrito Federal está sendo transformada por dois políticos jovens. Os deputados Rafael Prudente (MDB) e Delmasso (Republicanos), presidente e vice-presidente da casa, respectivamente, estão trabalhando juntos para melhorar a imagem da CLDF, bem como a gestão da casa. Para isso, Prudente e Delmasso dividiram as tarefas. Rafael Prudente toca a parte política e o colega está cuidando da modernização tecnológica e do setor de comunicação. A parceria dos dois fechou o ano apresentando bons resultados. É possível que os distritais tentem ser reeleitos em dezembro de 2020. Vamos acompanhar.
Troca de secretários no GDF
A troca de comando na Secretaria de Cultura do DF no meio da semana que passou, deixou muito secretário do GDF com a pulga atrás da orelha. É comum no meio político haver troca de secretários após um ano de gestão, ainda mais quando o governo está arrumando a casa. Ibaneis Rocha ao ser questionado sobre que nota daria para seu secretariado, ele respondeu que a média seria 7. Como a média de uma nota é calculada entre a maior e menor, tem gente que possivelmente não esteja agradando o chefe. Portanto, podem haver em 2020 no time do GDF. Fiquemos de olho.
Para refletir
“O primeiro método para estimar a inteligência de um governante é olhar para os homens que tem à sua volta”, Nicolau Maquiavel (1469 – 1527), foi um filósofo, historiador, poeta, diplomata e músico italiano.
Por José Fernando Vilela