• 23 de abril de 2024

O FINO DA POLÍTICA – Os bastidores da política brasileira

Um partido para chamar de seu

O presidente Jair Bolsonaro ao anunciar a sua saída do PSL e a criação de um novo partido, o Aliança pelo Brasil, demonstra que quer ter mais liberdade em sua atuação política, sem as amarras e vícios das siglas já existentes. Especula-se que o Aliança levará com consigo uma boa parcela de políticos da ala bolsonarista que há no PSL. A questão agora é correr para obter as assinaturas necessárias para efetuar o registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Agora será a hora do presidente-capitão saber quem realmente está do seu lado e quem está apenas fazendo o tradicional jogo de cena. Há quem diga que Bolsonaro e sua família optou em criar essa nova legenda para chamar de sua.

Gafe de Alcolumbre ao pedir uma Nova Constituinte

Os desentendimentos sobre a prisão em segunda instância no meio político fez com que o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, levante-se a hipótese de convocar uma possível Nova Constituinte. A ideia do senador não pegou bem entre seus colegas de Congresso. O deputado Rodrigo, que também é do Democratas como Alcolumbre e preside a Câmara, foi o primeiro a dizer que era contra a proposta. Durante o dia em que fez tal declaração, a assessoria do senador tentou amenizar a posição do chefe chegando a alegar que Davi Alcolumbre se manifestou de forma irônica. Só que não contava que o chefe desmentisse e ainda reafirmasse sua posição. No frigir dos ovos, ficou o dito pelo não dito e o parlamentar acabou submergindo.

Ibaneis e Caiado de olho nas eleições de 2020 no Entorno

Os governadores do Distrito Federal e de Goiás, Ibaneis Rocha e Ronaldo Caiado, respectivamente, estão conversando e se aproximando visando uma aliança para eleger prefeitos de cidades do Entorno que tenham afinidades com os dois. Essa parceria vem despertando a atenção de oposicionistas de ambos. O fortalecimento da base política de Ibaneis e Caiado no Entorno é importante para que em 2022 eles tenham força para seguir seus planos políticos. Ronaldo Caiado é considerado um bom aliado e possui uma forte influência entre os caciques políticos nacionais. Já Ibaneis Rocha, trabalha para ter uma boa projeção nacional.

Maia anuncia que a votação reforma tributária deve ocorrer até março

Passada a euforia da aprovação da reforma da previdência, o burburinho agora gira em torno das outras reformas que estão na pauta do governo. Entre elas, destaque para a reforma tributária, uma das mais esperadas. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, em viagem à Nova York (EUA), conversou com jornalistas e disse que espera receber a proposta do governo Bolsonaro ainda neste ano e previu que a reforma possa ser votada em março de 2020. Atualmente há dois textos no Congresso Nacional que tratam da reforma tributária – um na Câmara e outro no Senado. Além disso, entre as emendas na Câmara, há duas propostas de substitutivo, uma desenhada por empresários e outra pelos secretários de Fazenda dos Estados. Falta conhecer a proposta do governo Bolsonaro.

Para Refletir

“Um político divide os seres humanos em duas classes: instrumentos e inimigos”, Friedrich Nietzsche (1844-1900) foi um filósofo, escritor, poeta e filólogo alemão.

Por José Fernando Vilela

Expressão Brasiliense

Read Previous

VALERÁ POR 10 ANOS | Política Nacional de Inovação vai a consulta pública

Read Next

DE OLHO NO ENTORNO – Lêda Borges elogia gestão de Pábio Mossoró em Valparaíso de Goiás