• 6 de outubro de 2024

O FINO DA POLÍTICA | Mais de 720 mil eleitores do Entorno do DF vão escolher prefeitos e vereadores neste domingo (6)

Mais de 720 mil eleitores do Entorno do DF vão escolher prefeitos e vereadores neste domingo (6)

Mais de 720 mil eleitores do Entorno do DF vão escolher prefeitos e vereadores neste domingo (6)
Foto: Reprodução/Google Imagens

Apesar de não haver eleições no Distrito Federal neste ano, as atenções neste domingo, dia 6 de outubro, estão voltadas para as 11 cidades goianas que compõem a Região Metropolitana do Entorno do DF. De acordo com os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 720.248 eleitores da região estão aptos a escolher seus prefeitos e vereadores neste domingo. Conforme os dados do Censo de 2022 feito IBGE, esses municípios têm mais de 1,2 milhão de habitantes. Estima-se que desse montante de moradores da região, uma parcela significativa deles votem na capital federal. É por isso que muitos políticos do DF, quando chega o período das eleições gerais, quando se escolhe presidente, governadores e parlamentares, visitam a região em busca de votos. 

Os cinco maiores colégios eleitorais do Entorno são: Luziânia com 134.039 eleitores; Águas Lindas, 120.202; Valparaíso, 95.419; Formosa, 78.242; e Planaltina de Goiás, 65.608. Coincidentemente, esses municípios são administrados por políticos da direita. Conforme as pesquisas eleitorais realizadas no decorrer da campanha é possível que o cenário permaneça como está. Nas eleições de 2022, os candidatos da direita foram os mais votados na região do Entorno, o que deve se repetir nas municipais deste ano. Tomara que os eleitores façam a escolha certa. Muitas dessas cidades estão em estado de completo abandono, resultado de gestões péssimas e sem compromisso com a população. É fato que essas cidades vizinhas precisam se tornar menos dependentes dos serviços e equipamentos da capital federal, porém, isso só vai mudar quando elas tiverem à frente da administração da cidade, pessoas comprometidas a transformar e a desenvolver esses municípios. Enquanto os políticos dessa região se preocupam apenas em comprar ambulâncias para encaminhar diariamente os pacientes de suas cidades para serem atendidos na capital do País ou jogar a culpa da falta disso e daquilo outro por falta de apoio dos governos de Goiás e do DF, esses municípios continuarão a formar a famosa ‘Terra Nem-Nem’, nem DF e nem Goiás, e o povo enganado. Chegou a hora de acordar minha gente! Por isso, vote consciente hoje para não se arrepender amanhã. 

Poucos políticos do DF se interessaram em participar da campanha na região

Poucos políticos do DF se interessaram em participar da campanha na região
Foto: Reprodução/Google Imagens

Mesmo a região do Entorno concentrando uma grande quantidade de eleitores do Distrito Federal, poucos políticos da capital federal se interessaram em participar da campanha nos municípios goianos. Entre os que se dispuseram a percorrer as cidades goianas vizinhas durante o período eleitoral, os que mais marcaram presença no Entorno foram parlamentares da direita como a senadora Damares Alves e o deputado federal Julio Cesar, ambos do Republicanos, a federal Bia Kicis, do PL; os distritais Pastor Daniel de Castro e Pepa, do PP; e Thiago Manzoni, do PL. Já da esquerda, apenas a federal Érika Kokay e os distritais Chico Vigilante e Gabriel Magno, ambos do PT, foram vistos na região do Entorno. Ou seja, o desinteresse foi alto.

Bolsonaro parou Valparaíso para pedir voto para Maria Yvelônia, secretária de assistencial social de seu governo

Bolsonaro parou Valparaíso para pedir voto para Maria Yvelônia, secretária de assistencial social de seu governo
Foto: Divulgação

Uma das maiores mobilizações da direita na região do Entorno ocorreu em Valparaíso de Goiás. O ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado da esposa Michelle e de uma comitiva de políticos da direita, parou as ruas da cidade durante uma carreata promovida para pedir votos para Maria Yvelônia, do Solidariedade, que disputa a prefeitura de Valparaíso. Yvelônia é ex-secretária nacional de Assistência Social do governo Bolsonaro e é muito próxima do casal. Tanto é que Bolsonaro fez questão de dizer em cima do trio elétrico no comício realizado no fim da carreata que em Valparaíso ele era 77 e não 22 ao avistar a bandeira com o número de seu partido, que na cidade tem candidato próprio, mas é vinculado a apoiadores do governo Lula. A ida do capitão alavancou a candidatura de Maria Yvelônia que pode derrotar seus oponentes neste domingo.

Celina, Damares e Michelle também marcaram presença

Celina, Damares e Michelle também marcaram presença
Foto: Divulgação

Quem também deu o ar da graça no Entorno foi o trio composto pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, pela senadora Damares Alves e pela vice-governadora do DF, Celina Leão, do PP. Além de acompanhar Bolsonaro em Valparaíso, elas também estiveram em um outro evento para reforçar o apoio a Maria Yvelônia. O trio foi muito bem recebido e por onde passou, as três foram muito tietadas pelos eleitores. No segundo turno da campanha de 2022, Michelle, Damares e Celina visitaram muitas cidades brasileiras pedindo votos para Jair Bolsonaro. Esses encontros já serviram como pré-aquecimento para as eleições de 2026, quando Celina deve concorrer à reeleição na disputa pelo Buriti e Michelle ao Senado pelo DF. Damares, por ter mais quatro anos como senadora, deve ser cabo eleitoral das duas amigas.

Com a moral lá embaixo, Lula ignorou os eleitores da região

Com a moral lá embaixo, Lula ignorou os eleitores da região
Foto: Reprodução/Google Imagens

Agora quem preferiu ignorar completamente os eleitores do Entorno foi o atual presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do PT. Embora a região tenha poucos simpatizantes de seu governo, não custava nada parar o ‘churrasquinho de domingo no Torto’ por algumas horas para dar uma ajudinha aos ‘companheiros’. Em outros tempos, Lula costumava bater o ponto. Pelo visto, o Entorno não interessa para a esquerda.

Planalto tenta dar uma injeção de ânimo na esquerda brasiliense

Planalto tenta dar uma injeção de ânimo na esquerda brasiliense
Foto: Reprodução/Google Imagens

E falando de esquerda, na semana que passou, a ‘companheirada’ de Brasília recebeu afagos do Palácio do Planalto. Parlamentares, lideranças partidárias e alguns militantes da corrente política foram recebidos pelo ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha. O encontro teve como objetivo dar uma injeção de ânimo nos esquerdistas brasilienses que andam sem rumo. A passagem do PT e do PSB pelo GDF não deixou boas recordações aos cidadãos da capital federal. Desde então, a esquerda nunca mais foi a mesma e vem passando vergonha nas urnas nas eleições por estas bandas. Até Lula perdeu aqui, o que não acontecia desde Fernando Henrique. Apesar das boas intenções com o encontro, pela foto divulgada, faltou chamar muita gente para essa conversa. Essas divisões e disputa de poder interna entre eles enfraquece ainda mais os esquerdistas, mas o ego de muita gente que está no centro das decisões fala mais alto e por isso, o caminho da derrota é inevitável. 

Agora é a vez das eleições da OAB/DF

Agora é a vez das eleições da OAB/DF
Foto: Reprodução/Google Imagens

Com o término das eleições municipais, as atenções da política brasiliense irão se voltar para a escolha da futura diretoria da Seccional do DF da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF). As eleições estão marcadas para o dia 17 de novembro de 2024, das 10h às 18h. A votação será online. Os mais de 50 mil advogados ativos vão escolher os membros para compor o Conselho Seccional, diretorias das subseções, Conselho Federal e a Caixa de Assistência dos Advogados. As chapas interessadas têm até às 18h do dia 18 de outubro para pedir o registro de candidatura. As chapas devem respeitar a paridade de gênero e garantir que 30% dos candidatos sejam advogados (as) negros (as). A chapa vencedora será aquela que obtiver a maioria dos votos válidos. Até o momento, existem algumas pré-candidaturas lançadas, como a do secretário-geral da OAB/DF, Paulo Maurício, o Poli, e do advogado criminalista Cléber Lopes. 

Depois de romper com Poli e Cléber Lopes, Cristiane Damasceno anuncia pré-candidatura

Depois de romper com Poli e Cléber Lopes, Cristiane Damasceno anuncia pré-candidatura
Foto: Reprodução/Google Imagens

No último sábado (5), os advogados foram surpreendidos com o anúncio da pré-candidatura da advogada Cristiane Damasceno. Ela é conselheira federal e presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada. Inicialmente, Cristiane estava apoiando o grupo que comanda a OAB/DF atualmente, que lançou Poli na disputa pela presidência. Segundo as más línguas, ela se desentendeu e decidiu ir para o lado da oposição. Cristiane Damasceno chegou a declarar apoio ao advogado Cléber Lopes, principal adversário de Poli. No entanto, ela também não estava satisfeita com as diretrizes da oposição e agora decidiu ela mesmo se lançar na disputa pela OAB/DF. Se Cristiane Damasceno vai ter fôlego e força para desbancar os dois principais candidatos é outra história, mas que ela vai tirar votos de ambos os lados, isso, com certeza, ela vai. Vamos aguardar para ver se ela consegue compor chapa e registrar candidatura.

Mistérios da semana

– Por que será que ninguém faz nada no Republicanos do DF para conter o ímpeto de um parlamentar que está querendo se lançar ao GDF em 2026? Qual o interesse em deixar que o pretendente saia dizendo pelos quatro cantos da capital federal que vai concorrer ao Buriti? Mistério…

– Quem é o suplente ou a suplente de distrital que está se movimentando nos bastidores para tentar assumir a cadeira do titular na CLDF? Vai uma dica… a pessoa conta com a ajuda de seu cônjuge nessa empreitada. Mistério…

* José Fernando Vilela é jornalista com especialização em marketing político e eleitoral. Já trabalhou em diversos órgãos públicos (GDF/CLDF/Câmara/Senado) e iniciativa privada. É editor-chefe, analista político e colunista do Expressão Brasiliense, e é presidente da ABBP – Associação Brasileira de Portais de Notícias – desde 2021. Apresenta o programa Viva a sua Cidade, de segunda a sexta, das 11h às 13h, na rádio Viva FM 101.3.  

OBS: O conteúdo da coluna O Fino da Política é de uso exclusivo deste portal e de outros que foram expressamente autorizados. É proibida a sua reprodução total ou parcial para fins jornalísticos, publicitários e quaisquer outras sem a devida autorização.

Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.

Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook. 

Siga o #expressaobrasiliense no Instagram

Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.

Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp

Read Previous

ELEIÇÕES 2024 | Saiba onde justificar o voto no DF neste domingo (6)