Izalci posa de bom moço no vídeo em busca de esconder o passado
O senador Izalci Lucas, do PSDB-DF, aproveitou o horário eleitoral de seu partido para atacar a gestão de Ibaneis Rocha. Izalci é pré-candidato ao GDF e vem tentando construir uma aliança em torno de seu nome, mas ‘os supostos’ aliados não estão demonstrando muito entusiasmo com o tucano. Entre os motivos para não o apoiar é que o senador ainda tem pendências com a Justiça.
Suposto desvio de computadores do TCU
O senador foi condenado pelo TJDFT pelo suposto crime de peculato por desviar 200 computadores doados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) quando era secretário de Ciência e Tecnologia e alguns desses equipamentos terem sido encontrados em seu comitê eleitoral em 2010.
MPDFT quer a condenação
No entanto, o suposto crime cometido por Izalci prescreveu pelo fato de a denúncia ter sido apresentada após muito tempo. Contudo, o Ministério Público do DF (MPDFT) entrou com recurso solicitando a reforma e o aumento da condenação do parlamentar e teve o pedido acolhido pelo desembargador relator do processo. O caso está suspenso pois houve um pedido de vistas e não tem data para ser retomado. Ou seja, até lá Izalci Lucas segue com essa mancha no histórico e os ‘aliados’ fugindo dele.
Roubando espaço das mulheres
Além de usar o espaço do horário eleitoral para si próprio, o senador Izalci Lucas também fez questão de aparecer no tempo destinado ao PSDB Mulher. Ao lado da dirigente que coordena ala feminina, Izalci disse que não há espaço para as mulheres no GDF.
A secretária da Mulher do DF, Ericka Filippelli, rebateu as declarações do senador lembrando que na atual composição do governo existem oito secretarias comandadas por mulheres, além da Procuradoria-Geral e a chefia de gabinete do governador. Pelo visto, os tucanos andam mal informados. Assista a seguir o vídeo da secretária Ericka:
Ibaneis está recuperando o legado de Joaquim Roriz
Ao entregar mais uma obra no Recanto das Emas no sábado (5), o governador do DF, Ibaneis Rocha, do MDB, afirmou que está tendo que reconstruir o Distrito Federal por completo e recuperar o legado do ex-governador Joaquim Roriz.
“A cidade esteve abandonada nesses últimos anos e estamos tendo que reconstruir o DF como um todo. O nosso governo está entregando escolas reformadas, recuperando o asfalto das nossas vias, construindo mais unidades de saúde e reformando hospitais, e construindo viadutos para melhorar o fluxo do trânsito. Nós vamos recuperar o legado de Roriz”, enfatizou Ibaneis em seu discurso.
Harmonia no GDF
Ibaneis ressaltou que esse trabalho só está sendo realizado porque há uma harmonia entre todos os órgãos do GDF. O governador elogiou seus secretários, administradores e presidentes de empresas públicas do DF pelo empenho para conseguir executar tantas obras ao mesmo tempo.
Paco Britto segue no páreo para continuar como vice
Ao cumprimentar o seu vice, Paco Britto, do Avante, Ibaneis comentou que ouviu de pessoas próximas que ele era um dos poucos governadores que goza de uma boa relação com o seu ‘02’. “Eu sou o único governador onde o vice pisa no gabinete no último ano de mandato. Isso prova a harmonia que existe dentro do Palácio do Buriti”, afirmou.
PMs estão insatisfeitos com declarações de Fraga
O ex-deputado Alberto Fraga, do União Brasil, resolveu defender os policiais e bombeiros militares quanto a questão da concessão do auxílio-uniforme e reajuste do vale-refeição para os policiais civis do DF. Contudo, a atitude do ex-parlamentar PM deixou seus colegas de farda insatisfeitos com as declarações. Muitos PMs alegam que Fraga abandonou a corporação e agora está querendo aparecer com o objetivo de conquistar votos na tentativa de voltar ao Congresso Nacional como deputado federal. O tiro saiu pela culatra pelo visto.
Comunidade católica do Núcleo Bandeirante está chateada com Hermeto
Desde que o áudio de uma conversa entre o distrital Hermeto, do MDB, e um de seus apoiadores veio à tona em plena sexta-feira (25) de carnaval sobre os arranjos políticos de sua equipe, a comunidade católica do Núcleo Bandeirante anda chateada com o parlamentar. Na conversa, Hermeto chega a declarar que tem aliados que mandam e desmandar numa instituição ligada a Igreja Católica Romana e que ele teria o apoio de seus líderes.
No entanto, os áudios chegaram até a cúpula da Diocese de Brasília e a igreja resolveu remanejar um dos padres da cidade. Resultado: Hermeto não terá mais o apoio incondicional dos católicos do ‘Bandeirante’, pois a maioria do fieis não gostou da conversa do distrital e seu aliado. É o tal ditado popular: peixe morre pela boca.
Júlio César com saudades do governo Rollemberg
A infidelidade do deputado Júlio César, do Republicanos, sempre gerou desconfiança sobre o parlamentar. Durante a semana que passou, o republicano esteve num programa de rádio e ao falar seu nome, ele lembrou que no governo Rollemberg existiam muitos ‘Júlios”. Ele fez questão de nominar um a um. Nos bastidores, a quem diga que ‘Julinho’ anda arrastando asas para o outro lado. Cada um colhe o que planta.
Indefinição no PTB-DF
A briga interna entre a executiva nacional do PTB ainda reflete nos diretórios estaduais. Aqui no DF, apesar do distrital José Gomes ter divulgado nota informando que continua no comando do partido, no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), consta a informação que o diretório do PTB-DF está inativo desde o dia 17 de fevereiro. Essa indefinição no partido pode atrapalhar na construção das nominatas para distrital e federal. José Gomes vai ter que se virar nos 30 para arrumar pré-candidatos em cima da hora para que o partido possa disputar as eleições deste ano.
Estreia do Café Expressão
Na próxima quarta-feira, dia 9 de março, às 20h, tem a estreia do Café Expressão, um programa de entrevistas do portal Expressão Brasiliense que terá como âncora o jornalista José Fernando Vilela, editor-chefe e colunista do veículo de comunicação.
Na edição de estreia, o Café Expressão recebe o presidente da Câmara Legislativa do DF e do MDB-DF, deputado Rafael Prudente.
O Café Expressão será transmitido pelo canal do YouTube TV Expressão e pela fanpage do Expressão Brasiliense no Facebook.
* José Fernando Vilela é editor-chefe e colunista deste portal. A coluna O Fino da Política é publicada todos os domingos.