Ibaneis Rocha põe fim às especulações de que vai compor aliança com Lula em 2026
A entrevista do governador do DF, Ibaneis Rocha, do MDB, publicada na edição da Revista Veja deste fim de semana, deu sinais claros sobre suas intenções para 2026. O emedebista deixou claro que será candidato ao Senado. Isso já é um fato, mas era preciso que o governador voltasse a reforçar essa posição. Ainda mais porque nos bastidores há muito disse-me-disse e especulações sobre o futuro político. Entre os boatos que circulam está o burburinho de que Ibaneis seria o candidato do MDB a vice-presidente numa eventual coligação PT-MDB. As declarações do governador deixam claro que isso não passa de fake news de seus oponentes e dos ‘traíras de burca’ que o cercam. Ibaneis Rocha não perdeu a oportunidade de alfinetar o governo Lula e ainda massageou o ego do seu colega que comanda o estado de São Paulo, Tarcisio de Freitas. Para o emedebista, Tarcisio, que já foi do seu partido, seria o seu ‘candidato ideal’ para presidente da República em 2026. Para os que especulam que Ibaneis Rocha estaria com planos de se aliar aos petistas, a entrevista foi um balde de água fria.
Federação entre MDB, PSDB e PSD para as próximas eleições está em construção
Outro ponto que não foi mencionado por Ibaneis Rocha, e que está em andamento, é a possível criação de uma federação partidária entre MDB, PSDB e PSD. Os presidentes das três legendas estão conversando e analisando cenários para que a federação seja efetivada. Do lado dos tucanos, o presidente nacional do partido, o ex-governador Marconi Perillo, já disse que só aceita se a federação tiver candidatura própria para presidente em 2026. Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD, tem sinalizado que topa a parada desde que sua legenda indique a cabeça de chapa. Pelo lado do MDB que as tratativas estão um pouco emperradas. Alguns caciques emedebistas defendem que o partido permaneça como está e lá na frente libere seus filiados a fecharem alianças estaduais como quiserem e no campo nacional cada qual que apoie o candidato que melhor lhe convenha. Contudo, a criação de uma federação com os tucanos e os pessedistas tem conquistado o aval de um grupo muito forte de parlamentares que não querem marchar junto com a esquerda em 2026. Por ora, vamos acompanhar.
Ministra da Saúde reconhece que GDF fez dever de casa no combate à dengue
Na última quinta-feira (9), a ministra da Saúde, Nísia Trindade, durante entrevista coletiva à imprensa, fez uma declaração importante sobre a atuação do GDF no combate à dengue no nosso quadradinho. A ministra reconheceu que o trabalho feito pela Secretaria de Saúde do DF, que está sob o comando da doutora Lucilene Florêncio, de enfrentamento à doença foi um sucesso total. A ministra do governo petista ressaltou que o DF conseguiu reduzir em quase 98% os casos de dengue na primeira semana de janeiro, comparando com a primeira semana do ano passado. Neste ano já foram registrados 196 casos prováveis da doença, contra 8.228 no mesmo período de 2024. A secretária de Saúde conversou com Nísia Trindade e explicou que o GDF investiu em tecnologia, força de trabalho e fortaleceu a assistência à saúde. Nas redes sociais, Lucilene destacou que “não vamos nos acomodar. Não é porque tivemos uma diminuição no número de casos neste início de ano que podemos diminuir nossas ações de combate, pelo contrário, temos que continuar trabalhando e investindo para que a dengue não faça mais vítimas”. Parabéns a todos os servidores da Saúde e demais órgãos do GDF envolvidos nas ações de combate à dengue. A declaração da ministra de Lula é um tapa na cara dos esquerdistas da cidade que vivem atacando o trabalho do GDF com apoio de uma emissora de TV que todos os dias insiste em dizer que a saúde da capital federal está um caos. Está na hora de virar o disco e acabar com o plantão dos ‘coleguinhas’ nas portas dos hospitais. A guerra para melhorar a saúde pública no DF é longa e não se vence de um dia para o outro. A persistência e a vontade de trabalhar para ajudar o próximo são os segredos da coisa, o que a doutora Lucilene e sua equipe têm de sobra.
Fiasco do 8 de janeiro do Planalto
A tentativa do governo Lula de tirar proveito político dos atos de 8 de janeiro de 2023 acabou se tornando um verdadeiro fiasco. O evento petista não contou com o apoio popular. A Praça dos Três Poderes estava vazia. Os gatos pingados que apareceram foram convidados a entrar para a solenidade no Palácio do Planalto para bater palmas para Lula. O presidente, por sua vez, não perdeu a chance de lamber as botas dos militares, de puxar o saco dos congressistas e do ministro do STF, Alexandre de Moraes, a quem chamou de ‘Xandão’. O petista chegou a descer a rampa, mas faltou o povo para lhe abraçar. O Planalto tinha planejado fazer um cordão humano com a palavra ‘democracia’, mas não deu certo. Tiveram que se contentar em usar vasos de flores para fazer o ‘abraço simbólico’. Deu ruim, companheiro!
Dirigentes partidários e seus asseclas insistem em plantar fake news sobre candidatura de Damares ao GDF
O ano mal começou e os plantadores de fake news já estão na ativa. Nos bastidores, alguns dirigentes partidários e seus asseclas retomaram o discurso de que a senadora Damares Alves, do Republicanos-DF, será candidata ao GDF em 2026. Teve gente que acreditou e divulgou que a senadora estaria de mudança para outro partido para entrar de vez na disputa. A parlamentar já fez diversas declarações públicas de que a sua candidata ao GDF em 2026 é a vice-governadora, Celina Leão. Ela já reiterou isso por diversas vezes, mas parece que eles ainda não entenderam, senadora. Pelo visto, a ex-ministra vai ter que desenhar para esse povo.
Hermeto ignora lideranças malsucedidas e segue ampliando grupo na zonal 10
O deputado distrital Hermeto, do MDB, segue ampliando a sua força política nas cidades que integram a 10ª Zona Eleitoral do DF, também chamada de ‘zonal 10’. O parlamentar é o responsável pela indicação dos administradores regionais da Candangolândia, Núcleo Bandeirante, Riacho Fundo I e Park Way. Hermeto só não fez a indicação no Riacho Fundo II para fechar a ‘zonal 10’ por completo. A equipe do distrital vem desenvolvendo um bom trabalho nessas cidades e tem causado inveja em muita gente. Na semana passada, Hermeto sofreu ataques em grupos de aplicativos de conversas do Riacho Fundo I. Contudo, o distrital ignorou as críticas de um grupo pequeno de lideranças, ainda mais porque quem estava atacando não tem moral para isso, pois quando esteve exercendo cargo na administração da cidade teve que sair pela porta dos fundos. Hermeto sabe o que está fazendo e prefere ignorar os delírios de quem tirou proveito do cargo para se autobeneficiar. A política é assim mesmo. Lideranças malsucedidas tendem a atacar quem está no comando para tentar sobreviver.
Mistérios da semana
– Quem é o ex-parlamentar, com passagem pela CLDF e pelo Congresso, que está se movimentando nos bastidores procurando uma legenda para se candidatar em 2026? A pessoa tem sido cortejada por várias agremiações, porém, a sua meta é ingressar num partido que lhe ofereça estrutura política e financeira para vencer a disputa, já que sua meta é disputar um dos cargos majoritários. A figura já rejeitou alguns convites. Mistério….
* José Fernando Vilela é jornalista com especialização em marketing político e eleitoral. Já trabalhou em diversos órgãos públicos (GDF/CLDF/Câmara/Senado) e iniciativa privada. É editor-chefe, analista político e colunista do Expressão Brasiliense, e é presidente da ABBP – Associação Brasileira de Portais de Notícias – desde 2021. Apresenta o programa Viva a sua Cidade, de segunda a sexta, das 11h às 13h, na rádio Viva FM 101.3.
OBS: O conteúdo da coluna O Fino da Política é de uso exclusivo deste portal e de outros que foram expressamente autorizados. É proibida a sua reprodução total ou parcial para fins jornalísticos, publicitários e quaisquer outras sem a devida autorização.
Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.
Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.
Siga o #expressaobrasiliense no Instagram
Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.
Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.