• 21 de novembro de 2024

O FINO DA POLÍTICA | Ibaneis prega a ‘união pelo DF’ em mensagem de Natal

Ibaneis prega a ‘união pelo DF’ em mensagem de Natal

Foto: Reprodução/YouTube

Em sua mensagem de Natal, divulgada no sábado (23), o governador do DF, Ibaneis Rocha, do MDB, destacou que o ano de 2023 foi muito importante para o desenvolvimento da capital federal. Ele aproveitou a ocasião para defender “que continuemos unidos em torno dessa cidade maravilhosa”. Politicamente, Ibaneis sabe que este foi um ano bastante conturbado. Com apenas oito dias de exercício de seu segundo mandato, o emedebista foi afastado do cargo, de forma arbitrária pelo ministro do STF, Alexandre de Moraes, em decorrência dos atos antidemocráticos do dia 8 de janeiro. Nos bastidores chegou-se a especular que ele jogaria a toalha, mas, o brasiliense com sangue piauiense não titubeou e reassumiu a cadeira número 1 do Palácio do Buriti. O período em que ficou fora serviu para que Ibaneis Rocha pudesse identificar quem realmente estava ao seu lado e ao mesmo tempo o fortaleceu no cenário político, pois ficou provado que houve sabotagem no esquema de segurança planejado para aquele trágico domingo e ele não tinha nada a ver com isso. Hoje, Ibaneis sabe com quem pode contar na hora do pega para capar e quem ele deve apenas manter uma relação cordial ou até mesmo institucional. Contudo, a mensagem natalina do governador sinaliza a sua disposição em dialogar com todas as frentes em prol do desenvolvimento da cidade. Veja abaixo o vídeo:

Celina tem a preferência 

Foto: Divulgação/Ag. CLDF

Mesmo o governador pregando a ‘união’, já é de conhecimento de todos que Ibaneis Rocha tem preferência pela manutenção da vice-governadora, Celina Leão, do PP, no comando do Palácio do Buriti, a partir de 2027. A leoa é sua fiel escudeira e sempre foi leal ao emedebista. O próprio Ibaneis fez questão de declarar que gostaria de vê-la governadora do DF. Celina Leão é experimentada na política e precisa viabilizar a sua candidatura ao GDF. Até 2026, Celina vai ter um bom tempo para articular uma aliança que a consolide como grande favorita. 

Principal alvo de ‘aliados’

Foto: Reprodução/Google Imagens

Um dos entraves que a leoa tem pela frente, e que ela deve concentrar esforços para não perder o ‘time’, é convencer os demais aliados dos partidos que dão sustentação política à atual gestão que a apoiem e componham uma aliança competitiva para as próximas eleições. Nos bastidores, Celina Leão se tornou o principal alvo dos ‘aliados’, em especial daqueles que querem cobrar uma fatura muito alta para apoiar sua candidatura. Boatos e ti-ti-ti sobre o futuro político da vice, e até mesmo do próprio governador Ibaneis, surgem no cenário e deixam muita gente alvoroçada. A tendência é que a partir do próximo ano, esses ‘aliados’ intensifiquem as suas investidas para evitar que o nome de Celina chegue em 2026 consolidado e eles tenham pouca abertura para negociação. Como dizem por aí: “o jogo político é pesado”. Vamos ver até quando os ‘aliados’ vão conseguir ficar em cima do muro. Na política, não se pode servir a dois Deuses. Ou você está aqui, ou está do outro lado. 

PSB trabalha para que Capelli fique com a vaga de Dino no Ministério da Justiça de olho na disputa ao Buriti em 2026

Foto: Reprodução/Google Imagens

Com a ida do atual ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino para o Supremo Tribunal Federal (STF) a partir do dia 12 de janeiro, o PSB, partido do senador maranhense, vem trabalhando junto ao Palácio do Planalto para que o secretário-executivo da pasta, o jornalista Ricardo Capelli, seja efetivado como titular do órgão. A justificativa é de que a pasta está na cota do partido e a manutenção de Capelli como comandante do MJSP agradaria as lideranças partidárias. Apesar dessa narrativa pessebista, o que está em jogo é outra situação. Ricardo Capelli, que foi designado pelo presidente Lula para ser o interventor federal na área da segurança pública do DF após o dia 8 de janeiro, está sendo cotado para disputar o Buriti nas eleições de 2026. A ideia agradou a legenda que acredita que Capelli, que é muito próximo de Flávio Dino, tenha condições de entrar na corrida ao GDF disputando os primeiros lugares. Os pessebistas só esqueceram de combinar com os petistas. Os ‘companheiros’ querem que Lula indique alguém que tenha mais identidade com o PT. Por enquanto, tudo segue na mesma. 

Parlamentares torram dinheiro público com mensagens natalinas em outdoors 

Foto: Reprodução/Google Imagens

Nesses últimos dias, quem tem circulado pelas ruas do DF têm se deparado com uma enxurrada de outdoors espalhados pela cidade com mensagens natalinas de parlamentares, políticos e aspirantes a políticos. O uso desse tipo de propaganda se tornou comum nesta época do ano. Entretanto, alguns parlamentares financiam a sua autopromoção utilizando a verba que é destinada para divulgação de atividade parlamentar. Não há nenhuma ilegalidade nessa prática, mas é imoral um parlamentar torrar dinheiro público para difundir a sua imagem. Em tempos da era digital, os que se utilizam de recursos tecnológicos para passar uma mensagem de natal e de boas festas para os seus eleitores e a população em geral, com certeza, estão marcando um golaço, não só por inovar, mas também por ter zelo com o dinheiro do contribuinte. Aqueles que se valem da legalidade dessa prática revelam que estão pouco se lixando para o povo.

Feliz Natal a todos

Em nome do portal Expressão Brasiliense, a coluna O Fino da Política deseja a todos os seus seguidores e leitores um Natal repleto de alegria, amor, paz e prosperidade. 

* José Fernando Vilela é jornalista com especialização em marketing político e eleitoral. Já trabalhou em diversos órgãos públicos (GDF/CLDF/Câmara/Senado) e iniciativa privada. É editor-chefe, analista político e colunista do Expressão Brasiliense, e é presidente da ABBP – Associação Brasileira de Portais de Notícias – desde 2021.

OBS: O conteúdo da coluna O Fino da Política é de uso exclusivo deste portal e de outros que foram expressamente autorizados. É proibida a sua reprodução total ou parcial para fins jornalísticos, publicitários e quaisquer outras sem a devida autorização.

Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.

Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook. 

Siga o #expressaobrasiliense no Instagram

Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.

Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.

Read Previous

ARTESANATO BRASILIENSE | Artigos produzidos por profissionais da capital ganham espaço como opção de presente de Natal

Read Next

ACESSO FACILITADO | Faixas do Eixo Monumental estarão liberadas para famílias visitar projeto Um Sonho de Natal