Ibaneis está pronto para encarar seus opositores
A semana do governador do DF, Ibaneis Rocha, do MDB, começou com a inesperada ida ao hospital por causa de uma indisposição abdominal e terminou com entrega de obras e equipamentos públicos em algumas regiões administrativas. Para quem pensou que o mal-estar iria derrubar o chefe do Buriti, se deu mal. Nos últimos eventos públicos do GDF, em Santa Maria, no Núcleo Bandeirante e em Ceilândia, o governador mostrou que está recuperado e pronto para encarar seus adversários.
Política para o bem
Durante a entrega do Terminal Rodoviário de Santa Maria, na sexta (30), Ibaneis Rocha fez um discurso inflamado e contagiante. O governador distribuiu elogios aos aliados e mandou recados aos seus opositores. Ibaneis declarou que a população da cidade tinha “a prova viva, diariamente, de que vale a pena fazer política para o bem, com o bem e com as pessoas de bem”.
Todo mundo empenhado em trabalhar
Já no sábado (31), no Núcleo Bandeirante, Ibaneis afirmou que seu governo está dando certo porque “está todo mundo empenhado em trabalhar”. Para o governador, a política deve ser usada para “transformar a vida das pessoas”.
Flávia Arruda, a senadora de Ibaneis
O governador Ibaneis Rocha em Santa Maria não hesitou em chamar a ministra-chefe da Secretaria de Governo, deputada Flávia Arruda, do PL-DF, de senadora. Ibaneis fez questão de registrar em público que atualmente não conta com o apoio de nenhum dos atuais três senadores do DF, Izalci (PSDB), Leila (PSB) e Reguffe (Podemos). “O Distrito Federal ainda vai ter um senador que preste. No caso, teremos uma senadora”, disse olhando para a ministra.
Em paz com o grupo Arruda
A presença da ministra e deputada Flávia Arruda, no evento de entrega do terminal em Santa Maria, pôs fim as especulações de que Ibaneis Rocha estaria com as relações estremecidas com o grupo da parlamentar e seu marido, o ex-governador José Roberto Arruda.
Rafael Prudente sempre perto
O presidente da CLDF, Rafael Prudente, do MDB-DF, que recentemente comandou o GDF, esteve presente em praticamente todos os eventos realizados por Ibaneis no decorrer da semana. Nos bastidores comenta-se que Prudente está entre os cotados para ser o vice de Ibaneis Rocha na chapa que vai concorrer em 2022.
Paco Britto ainda tem esperança de continuar
O atual vice-governador do DF, Paco Britto, do Avante, vem sinalizando que tem a intenção de continuar no cargo. No evento do Núcleo Bandeirante, Paco ganhou um abraço de Ibaneis que o deixou entusiasmado.
Evangélicos na espreita
Como já revelado por este colunista, quem está de olho na vaga de vice-governador na chapa de Ibaneis no próximo ano são os evangélicos. O segmento possui bom nomes para compor a parceria.
Um vice bolsonarista
Nos corredores do Buriti, há quem defenda que o vice de Ibaneis num futuro segundo mandato seja alguém mais próximo do Planalto. Fontes palacianas afirmam que já tem gente despontando como favorito.
* José Fernando Vilela é editor-chefe e colunista deste portal. A coluna O Fino da Política é publicada todos os domingos.