Ibaneis e Celina encerram 2024 cumprindo a missão de salvar o Fundo Constitucional e reabrir o Teatro Nacional
O atual grupo no comando do Palácio do Buriti, liderado pelo emedebista Ibaneis Rocha e acompanhado pela competente vice, Celina Leão, vai encerrar 2024 celebrando dois feitos importantíssimos para a capital do país: a manutenção do Fundo Constitucional do DF (FCDF) e a reabertura do Teatro Nacional. Ibaneis e Celina, com o apoio de parte da bancada federal do DF no Congresso Nacional, conseguiram salvar o FCDF das garras de Lula e sua turma. O governo petista tentou, mais uma vez, alterar o cálculo do reajuste anual dos recursos repassados pela União ao DF por meio do Fundo Constitucional. A articulação e mobilização da dupla no Congresso, com o apoio dos parlamentares do DF, evitaram que nossa capital perdesse recursos essenciais para as áreas de saúde, segurança e educação, sustentadas pelo FCDF. O governo Lula tentou aproveitar a pressão do mercado financeiro e inserir a mudança no Fundo Constitucional dentro de um pacote de corte de gastos, mas a proposta não prosperou. O relator do projeto de lei que continha a medida foi convencido de que se tratava de uma estratégia do governo petista para enfraquecer a atual gestão do GDF. O FCDF está salvo, pelo menos por enquanto.
A reabertura do Teatro Nacional Cláudio Santoro é outro marco do governo Ibaneis-Celina. O espaço foi fechado durante o governo do petista Agnelo Queiroz. Na época, o Ministério Público do DF (MPDFT) interveio, apoiado por um parecer técnico do Corpo de Bombeiros do DF, e forçou o fechamento do Teatro Nacional devido aos riscos que oferecia, tanto para os espectadores e visitantes quanto para os trabalhadores no local. Em seguida, Rodrigo Rollemberg assumiu, mas não tomou medidas para reformar a estrutura do espaço, o que contribuiu para a deterioração do monumento, um dos maiores símbolos de Brasília e um dos teatros mais venerados pela classe artística nacional e internacional. No sábado (21), o Teatro Nacional foi reaberto ao público. Antes, ocorreram duas apresentações exclusivas para convidados. A Sala Martins Pena voltou a brilhar com um show de Almir Sater. O GDF agora inicia a segunda etapa da reforma. A recuperação do Teatro Nacional é um “tapa de luva” na cara da esquerda, que se orgulha de se dizer defensora da cultura. O ano de 2024 termina com a clara sinalização de que Ibaneis e Celina estão cada vez mais sintonizados e prontos para defender a nossa capital de quem quer destruí-la.
Esquerda brasiliense desmoralizada
A tentativa do governo Lula de prejudicar o DF mais uma vez deixou a esquerda brasiliense desmoralizada. Muitos se perguntam: como os candidatos de partidos da esquerda vão sair às ruas nas eleições de 2026 para pedir votos, considerando as investidas de seu líder máximo contra a população do DF? O desempenho da esquerda em 2022 demonstrou que o eleitorado brasiliense se cansou de suas propostas e narrativas falsas. A turma de Lula gosta de jogar para a plateia, apontando o dedo para uns e para outros, mas suas ações e condutas são tão contraditórias que o povo não se deixa mais enganar, especialmente em Brasília, onde a população acompanha de perto a política.
Arruda só quer paz
O ex-governador José Roberto Arruda divulgou um vídeo na semana passada em suas redes sociais, reforçando mais uma vez que irá se candidatar a cargos eletivos. Arruda listou os cargos e funções que ocupou durante sua trajetória profissional e política, além de enfatizar que, atualmente, tem atuado como “pai Uber” e dado aulas. O ex-governador agradeceu a todos que o ajudaram em sua carreira política e assegurou que se recolheu. Nos bastidores da política brasiliense, muitos boatos circulam sobre uma possível volta de Arruda para a política, especialmente porque ele tem aparecido com mais frequência em eventos públicos e utilizando suas redes sociais para se manifestar sobre temas importantes. Sua declaração é vista com desconfiança por muitos no meio político. Já para os arrudistas mais fervorosos, a fala do ex-governador foi um balde de água fria. José Roberto Arruda é lembrado até hoje pelas obras e trabalhos realizados no DF, como engenheiro da CEB, secretário de Estado, deputado, senador e governador. Ninguém pode negar que ele faz parte da história política de Brasília e, de fato, quando Arruda aparece entre o povo, é sempre idolatrado. Talvez essa alta popularidade seja o que assusta os que estão no cenário político atual. Bom, pelo visto, Arruda só quer paz. Veja abaixo o vídeo do ex-governador:
José Aparecido não vai concorrer a cargo político
Quem também é frequentemente mencionado em conversas políticas como possível candidato a cargo eletivo em 2026 é o presidente da Fecomércio-DF, José Aparecido Costa Freire. O empresário tem se destacado à frente do Sistema Fecomércio da capital federal, e muitos dirigentes partidários acreditam que ele tem grande potencial para concorrer e vencer. Em conversa com este colunista, José Aparecido afirmou veementemente que não é “candidato a nenhum cargo político”. Ele ressaltou: “minhas pretensões são outras. Na hora certa, todos saberão.” Portanto, quem estava contando com José Aparecido em sua nominata pode tirar o cavalinho da chuva.
Mistérios da semana
– Quem é o assessor da CLDF que comanda uma área importante da Casa e afirma ter mais poder que o distrital responsável por sua indicação? Ele se gaba, pelos corredores da CLDF, de que ele e o distrital estão no mesmo patamar dentro da estrutura do grupo político a que ambos pertencem. Esse ilustre assessor tem dados as cartas no seu setor e ignorado pedidos de parlamentares. Quem seria? Mistério…
* José Fernando Vilela é jornalista com especialização em marketing político e eleitoral. Já trabalhou em diversos órgãos públicos (GDF/CLDF/Câmara/Senado) e iniciativa privada. É editor-chefe, analista político e colunista do Expressão Brasiliense, e é presidente da ABBP – Associação Brasileira de Portais de Notícias – desde 2021. Apresenta o programa Viva a sua Cidade, de segunda a sexta, das 11h às 13h, na rádio Viva FM 101.3.
OBS: O conteúdo da coluna O Fino da Política é de uso exclusivo deste portal e de outros que foram expressamente autorizados. É proibida a sua reprodução total ou parcial para fins jornalísticos, publicitários e quaisquer outras sem a devida autorização.
Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.
Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.
Siga o #expressaobrasiliense no Instagram
Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.
Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.
Compartilhe isso:
Relacionado