Evento do Dia do Trabalhador no DF organizado pela esquerda foi um fiasco
As comemorações do Dia do Trabalhador no DF neste ano reforçam a narrativa de que a esquerda brasiliense está em total declínio. Tradicionalmente, esses eventos sempre serviram para mostrar a força das entidades sindicais e dos partidos políticos da esquerda na capital federal, pois sempre contavam com a adesão em massa dos trabalhadores. Neste ano, o evento organizado pela CUT-DF com apoio das legendas foi um total fiasco. Os poucos gatos pingados que compareceram ao ato esquerdista no Eixão, em sua grande maioria, eram militantes. Quem foi ao local constatou que havia poucos trabalhadores participando da festa, público-alvo do evento. E pensar que, no passado, os eventos da CUT-DF e companhia no Dia do Trabalhador arrastavam uma multidão de gente aqui em Brasília, independente da programação ou dos artistas que iriam se apresentar. Pelo visto, o trabalhador brasiliense se cansou de ser usado como massa de manobra e fazer plateia e bater palmas para os espertalhões. Os tempos são outros ‘companheiros’.
Reflexo da baixa popularidade de Lula em todo o Brasil
A falta de público nos eventos do Dia do Trabalhador promovidos pela esquerda e entidades sindicais também foi percebida em outros estados. O ato público organizado pelas centrais sindicais de São Paulo reuniu apenas 1,6 mil pessoas para assistir o ‘companheiro’ Lula. O evento ao lado do estádio do Corinthians, time do presidente, foi um vexame completo para quem aguardava a presença de 50 mil pessoas. O presidente petista não conteve a língua e criticou a ‘companheirada’. No entanto, as celebrações do Dia do Trabalhador promovidas pela esquerda confirmaram que a moral do presidente Lula não está nada boa. Os últimos levantamentos realizados por institutos de pesquisas já vinham sinalizando que o governo petista anda mal das pernas e a popularidade de seu líder máximo está em baixa. Se continuar nesse ritmo, em 2026, a esquerda vai penar para conseguir se manter no poder.
Chico foi recebido com festa pelos vigilantes no clube
Já o distrital Chico Vigilante, do PT, diferentemente do que ocorria no Plano Piloto, foi recebido com muito entusiasmo pela categoria de trabalhadores que é sua principal base eleitoral: os vigilantes. Chico esteve na festa promovida pelo Clube do Sindicato dos Vigilantes. Ele foi tietado, fez discurso e participou do sorteio de brindes oferecido pela organização para as famílias que estavam no clube. Essa receptividade por parte dos vigilantes e suas famílias com o distrital sinaliza que o trabalho dele é reconhecido e que o deputado segue em alta com sua categoria. Tinha mais gente no evento dos vigilantes do que no Eixão e no Itaquerão.
Pastor Daniel de Castro, o guardião dos servidores da CLDF
A homenagem aos servidores da CLDF que completaram 30 anos de serviço na casa organizada pelo deputado Pastor Daniel de Castro, do PP, foi muito elogiada. A iniciativa do parlamentar reconheceu a importância dos servidores do parlamento distrital. O gesto do deputado em condecorar os mais antigos massageou o ego de todos os colaboradores da casa. O Pastor Daniel de Castro passou a ser considerado pelos servidores como uma espécie de ‘guardião’ da categoria. O distrital caiu nas graças do pessoal e agora entra para o hall dos parlamentares queridinhos dos servidores da CLDF, e diga-se passagem que foram poucos os que conseguiram cativar a categoria ao longo desses mais de 30 anos de existência da Casa de Leis distrital.
Filha de JK no PSDB do Rio
O PSDB do Rio de Janeiro está de cara nova. Entre os novos dirigentes do tucanato carioca está a filha adotiva do fundador de Brasília, Maria Estela Kubitschek. Adotada por Juscelino e dona Sarah aos cinco anos de idade, ela é a única filha viva do casal. O seu ingresso no PSDB faz parte da estratégia da direção da legenda de dar um novo rumo para o partido. Ainda não se sabe se Maria Estela vai concorrer a algum cargo eletivo nas municipais deste ano ou só em 2026. Contudo, a chegada de uma Kubitschek no ninho tucano gerou um enorme alvoroço na classe política carioca. Por estas bandas, o último decente de JK que se aventurou na política não se deu bem. André Kubitschek, filho do empresário Paulo Octávio com Anna Christina, neta de JK, não emplacou em 2022. Andrezinho está se movimentando já pensando nas próximas eleições. Os mais saudosistas esperam ver o nome Kubitschek de volta no cenário político como antes. JK é considerado por muitos brasileiros o melhor presidente da República que este País já teve.
Primeira diretoria do PRD-DF toma posse no dia 16 de maio
A primeira diretoria regional do Partido da Renovação Democrática (PRD) no DF já tem data para tomar posse. No dia 16 de maio, o advogado Lucas Kontoyanis será empossado como presidente local da legenda. O PRD é fruto da fusão do PTB com o Patriota. Aqui no DF, a sigla já conta com um parlamentar filiado, o distrital Rogério Morro da Cruz. O PRD tem direito a cinco minutos de tempo de TV na propaganda partidária, o que é muita coisa para uma legenda recém-fundada.
* José Fernando Vilela é jornalista com especialização em marketing político e eleitoral. Já trabalhou em diversos órgãos públicos (GDF/CLDF/Câmara/Senado) e iniciativa privada. É editor-chefe, analista político e colunista do Expressão Brasiliense, e é presidente da ABBP – Associação Brasileira de Portais de Notícias – desde 2021. Apresenta o programa Viva a sua Cidade, de segunda a sexta, das 11h às 13h, na rádio Viva FM 101.3.
OBS: O conteúdo da coluna O Fino da Política é de uso exclusivo deste portal e de outros que foram expressamente autorizados. É proibida a sua reprodução total ou parcial para fins jornalísticos, publicitários e quaisquer outras sem a devida autorização.
Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.
Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.
Siga o #expressaobrasiliense no Instagram
Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.
Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.