• 21 de novembro de 2024

O FINO DA POLÍTICA | Disputa pelo comando da OAB/DF está acirrada

Disputa pelo comando da OAB/DF está acirrada

Foto: Divulgação/OAB-DF

Os mais de 50 mil advogados que atuam na capital federal estão se preparando para ir às urnas neste ano para escolher uma nova diretoria para o Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal. De acordo com as regras eleitorais, o pleito deve ocorrer na segunda quinzena do mês de novembro. O atual presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Junior, é candidato à reeleição. A gestão do Dr. Délio vem sendo muito questionada por seus colegas e diante desse cenário surgiram concorrentes que ameaçam a sua continuidade no comando da entidade. Sondagens realizadas entre os colegas apontam que o trabalho de Délio Lins e Silva pode estar com dias contados.

Sangue novo

Dentre os nomes que estão fazendo frente a gestão do Dr. Délio, está o da professora Thais Riedel e Guilherme Campelo. Thais já ocupou cargos em comissões da OAB/DF de 2013 a 2018 e ganhou visibilidade no decorrer desses anos. Já Guilherme é mais conhecido por representar a família Campelo. Ele é filho do advogado Estenio Campelo e sobrinho do ex-senador e ex-ministro do TCU, Valmir Campelo.

Fraga e Pedrosinha de malas prontas

Foto: Reprodução/Google Imagens

A fusão entre o DEM e o PSL, já confirmada por parte dos democratas, parece que não agradou ao ex-deputado e presidente do DEM-DF, Alberto Fraga, e ao distrital recém-chegado na legenda, Eduardo Pedrosa. Interlocutores dos dois garantiram a este colunista que ambos não vão entrar na barca do “super partido” que está sendo criado com a união das legendas.

Eleição comprometida

Nos bastidores, comenta-se que a fusão pode atrapalhar o projeto político de Fraga e do deputado distrital. Um dos cenários mais apontados é que caso o ex-deputado Fraga fique na nova legenda, ele terá dificuldades para se eleger para a Câmara dos Deputados devido aos concorrentes que terá dentro do próprio partido, como o deputado Luis Miranda (DEM), a deputada Bia Kicis (PSL), caso ela venha a concorrer à reeleição, e o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, que tem a intenção de disputar uma das oito cadeiras da bancada.

No caso do deputado Eduardo Pedrosa, ele também enfrentará concorrentes que podem tirá-lo da CLDF. O PSL-DF está sendo muito procurado por candidatos que tem as mesmas chances de ganhar como o distrital. Além do que, Pedrosinha terá a sua tia, a ex-distrital Eliana Pedrosa (PDT), que tem a mesma base eleitoral, disputando contra ele.

Madrinha de peso

Foto: Renato Alves / Agência Brasília

Na última terça (21), o GDF deu início aos programas DF Acessível, que consiste no transporte de pessoas com deficiência em vans adaptadas, e Conecta+, que oferece internet 4g para 20 mil pessoas com deficiência de baixa renda. Na solenidade de lançamento dos programas, a primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha, foi ovacionada pelos presentes, principalmente, por representantes de entidades que defendem as pessoas com deficiência, em reconhecimento ao trabalho que ela vem desenvolvendo voltado para o segmento. Da plateia gritaram que Mayara era a “madrinha” do segmento e o governador Ibaneis não hesitou em brincar dizendo que “escolheram a madrinha certa”, pois ela está sempre cobrando para que os projetos de sua pasta sejam executados.

A competência do Baiano

Foto: Reprodução/Google Imagens

Na semana que passou, o secretário de Comunicação do DF, Welington Moraes, também conhecido como Baiano, mostrou porque ele é um dos que mais sentou na cadeira da pasta desde que a capital da República conquistou sua autonomia político-administrativa. O TCDF liberou o edital dos contratos de serviços de publicidade do GDF que estavam paralisados devido a ações de empresas que perderam a licitação e acusou a secretaria de Welington beneficiar os vencedores. Após ouvir todos os envolvidos, os conselheiros do tribunal entenderam que o órgão comandado por Baiano realizou todos os procedimentos dentro da legalidade e transparência e as empresas foram condenadas a arcar com às custas do processo. Welington Moraes, mais uma vez, apresentou suas credenciais e mostrou porque é respeitado e tem seu trabalho reconhecido ao longo de sua trajetória na vida pública. Essa é a diferença de um profissional de verdade de um embusteiro que se diz professor.

PT-DF convoca ato contra Bolsonaro

No próximo sábado, dia 2 de outubro, o PT-DF vai às ruas protestar contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). O encontro está marcado para às 15h, no Museu da República. A convocação está sendo feita pelo ex-deputado federal Geraldo Magela que nesta semana confirmou que está disposto a participar de uma eventual prévia do partido para definir quem será o candidato ao GDF. A movimentação entre as correntes políticas do PT-DF dão a entender que o nome de Magela já é praticamente um consenso entre a grande maioria.

* José Fernando Vilela é editor-chefe e colunista deste portal. A coluna O Fino da Política é publicada todos os domingos.

Read Previous

BLASFÊMIA NOS EUA | Líder evangélico diz na TV que Jesus só voltará se fiéis doarem mais dinheiro

Read Next

MERCADO DE TRABALHO | GDF quer fortalecer parceria com empresas para ampliar as vagas de emprego para pessoas com deficiência