• 19 de janeiro de 2025

O FINO DA POLÍTICA | Confirmação de candidatura de Michelle ao Senado pelo DF define posições na aliança de Celina para 2026

Confirmação de candidatura de Michelle ao Senado pelo DF define posições na aliança de Celina para 2026

Confirmação de candidatura de Michelle ao Senado pelo DF define posições na aliança de Celina para 2026
Foto: Reprodução/Google Imagens

A revelação feita pela vice-governadora do DF, Celina Leão, do PP, em suas redes sociais no domingo passado, divulgada aqui no Expressão Brasiliense, de que a ex-primeira-dama e presidente nacional do PL Mulher, Michelle Bolsonaro, concorrerá ao Senado pelo DF em 2026 foi confirmada por meio de uma declaração dada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro durante entrevista para a revista Oeste, na última quinta-feira (16). A aliança partidária de Celina, sucessora natural de Ibaneis Rocha ao cargo, começa a se definir no tabuleiro. A ‘Leoa’ será cabeça de chapa na disputa pelo GDF e Ibaneis e Michelle concorrerão às duas vagas para o Senado nas próximas eleições. Nesse espectro, o PP, o MDB e o PL, já estão contemplados na aliança majoritária. A questão agora é acomodar as outras legendas para chegar em 2026 com um grupo forte e unido, a fim de enfrentar a esquerda, que desta vez contará com o apoio do Planalto na disputa pelo GDF e trabalhará para tentar eleger o máximo de parlamentares possíveis para reforçar a base do governo Lula no Congresso Nacional. O grupo Ibaneis-Celina se fortalece com a entrada de Michelle no pleito eleitoral. Em 2022, a ex-primeira-dama mostrou o tamanho da força política que detém na capital federal ao ingressar na campanha da ex-ministra Damares Alves, que se elegeu ao Senado desbancando a também ex-ministra Flávia Peres (ex-Arruda), a candidata oficial da base governista.

Republicanos deve ficar com a vice

Republicanos deve ficar com a vice
Foto: Divulgação/Republicanos-DF

Com a definição das candidaturas à governadoria e ao Senado, a vaga de vice da ‘Leoa’ deve ficar com o Republicanos. Já se sabe que a legenda tem três pretendentes ao cargo: os deputados Júlio Cesar Ribeiro e Gilvan Máximo, e o presidente do diretório local, Wanderley Tavares. Dos três, o mais próximo do grupo Ibaneis-Celina é o deputado Gilvan. Ele, inclusive, tem ocupado posição de destaque em eventos do GDF ao lado de Celina. Dificilmente, a vaga de vice na aliança da ‘Leoa’ será dada a outro partido que não seja o Republicanos.

Direita pode ficar com as duas vagas do Senado

Direita pode ficar com as duas vagas do Senado
Foto: Reprodução/Google Imagens

O anúncio feito por Bolsonaro sobre a candidatura de Michelle ao Senado pelo DF incendiou a rede de apoiadores da capital federal. A turma ficou alvoroçada. Os resultados das duas últimas eleições têm sinalizado que o eleitorado conservador teve um crescimento exponencial por aqui. Diante desse contexto, nos bastidores há uma grande expectativa de que a direita consiga eleger Ibaneis e Michelle para o Senado, deixando a esquerda de fora. Até porque os nomes que estão se cogitando pelo lado dos esquerdistas são considerados fracos politicamente diante da dobradinha que será formada entre Ibaneis e Michelle. É possível que entre os pretendentes da esquerda surjam mudanças de última hora e os dirigentes partidários optem por querer que lideranças menos expressivas concorram, como foi em 2022 quando a ‘companheirada’ teve que pedir voto para a ‘professorinha’ só para cumprir tabela.

Alvo de fake news durante a semana, Wellington Luiz vai governar o DF por alguns dias em 2025 

Alvo de fake news durante a semana, Wellington Luiz vai governar o DF por alguns dias em 2025 
Foto: Divulgação

Em meio ao ti-ti-ti de bastidores, quem acabou se tornando alvo de fake news foi o presidente da Câmara Legislativa do DF, Wellington Luiz, do MDB. Durante a semana, foi divulgado que ele seria candidato ao GDF em 2026. Em conversa com este colunista, o presidente da CLDF, que também preside o MDB, negou qualquer possibilidade de trair o governador Ibaneis Rocha e a vice Celina. “Jamais faria uma coisa dessa. Essa notícia foi plantada com o objetivo de provocar a desunião do nosso grupo. Nós já sabemos de onde partiu. Eu estou fechado com Ibaneis e Celina”, garantiu Wellington Luiz. Paralelamente às fake news envolvendo o nome do chefe do legislativo distrital, o que se sabe de concreto é que, neste ano, ele assumirá o comando do GDF por alguns dias. O emedebista tem a total confiança de Ibaneis e Celina e não oferece nenhum risco aos dois enquanto estiverem ausentes. Agora, o Buriti está monitorando os passos dos ‘traíras de burca’ que ainda permanecem no governo, principalmente os plantadores de discórdia e fake news. Fontes palacianas disseram a este colunista que, na hora certa, a corda será puxada e a ‘caneta azul’ aparecerá no DODF.

Após vexame do Pix, PT convoca dirigentes e parlamentares para a ‘Escolinha do professor Sidônio’ 

Após vexame do Pix, PT convoca dirigentes e parlamentares para a ‘Escolinha do professor Sidônio’ 
Foto: Reprodução/Google Imagens

O terceiro governo do presidente Lula está em crise no quesito comunicação com o povo. Os índices negativos das sondagens confirmam que o Planalto precisa correr contra o tempo para acertar a mão antes que seja tarde demais para 2026. Com a troca de comando da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, o governo Lula espera melhorar sua imagem perante a população. Saiu o ‘Pimenta’ e entrou o ‘Palmeira’. Contudo, o novo ministro-chefe da Secom, Sidônio Palmeira, terá mais trabalho do que imagina. Na semana passada, o governo pagou o maior vexame com a proposta de fiscalizar as transações financeiras via Pix e teve que revogá-la. Diante da repercussão negativa, o PT pediu ajuda ao novo integrante da cúpula do Planalto e convocou dirigentes estaduais e parlamentares do Congresso Nacional para assistirem às aulas da ‘Escolinha do professor Sidônio’. Ainda não se sabe se o ‘professor Sidônio’ vai ensinar a ‘companheirada’ a enfrentar a oposição nas redes sociais ou conquistar engajamento político digital – ações que a direita tem dado aulas para os esquerdistas nesses últimos tempos.

Leandro Grass e Ricardo Cappelli apelam para o oportunismo em busca de holofotes

Leandro Grass e Ricardo Cappelli apelam para o oportunismo em busca de holofotes
Foto: Reprodução/Google Imagens

Os dois pré-candidatos ao GDF da esquerda que se apresentaram até o momento para o eleitor brasiliense têm algo em comum: o oportunismo em busca de holofotes. O candidato derrotado Leandro Grass, do PV, quis usar a expansão do metrô do DF para dizer que era um projeto do governo Lula. Ele foi desmentido pelo secretário de Comunicação do DF, Wellington Moraes, e pelo ex-secretário de projetos especiais do GDF, Everardo Gueiros, que reiteraram que, independente de quem estivesse na Presidência da República após 2022, tudo já estava acertado para o BNDES financiar a obra. Ou seja, Grass tentou enganar a população. Já o ex-interventor e atual presidente da ABDI, Ricardo Cappelli, anunciou que iria se mudar para o Sol Nascente/Pôr do Sol, passando o ‘migué’ de que iria se locomover de ônibus, metrô e ‘Uber’ para chegar ao seu escritório climatizado, após dormir na casa de alguém na região. Pegou mal para o ‘doutor Cappelli’ querer bancar o coitadinho. Até o momento, não se tem notícia dele na região do Sol Nascente/Pôr do Sol. O oportunismo barato de Grass e Cappelli sinaliza que a esquerda chegará sem força em 2026 na disputa pelo Buriti.

Mistérios da semana

  • Quem é o renomado advogado que está tentando retornar às rodas de conversa da advocacia, após servir a dois deuses durante as eleições da OAB/DF? Mistério…

* José Fernando Vilela é jornalista com especialização em marketing político e eleitoral. Já trabalhou em diversos órgãos públicos (GDF/CLDF/Câmara/Senado) e iniciativa privada. É editor-chefe, analista político e colunista do Expressão Brasiliense, e é presidente da ABBP – Associação Brasileira de Portais de Notícias – desde 2021. Apresenta o programa Viva a sua Cidade, de segunda a sexta, das 11h às 13h, na rádio Viva FM 101.3.  

OBS: O conteúdo da coluna O Fino da Política é de uso exclusivo deste portal e de outros que foram expressamente autorizados. É proibida a sua reprodução total ou parcial para fins jornalísticos, publicitários e quaisquer outras sem a devida autorização.

Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.

Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook. 

Siga o #expressaobrasiliense no Instagram

Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.

Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp

Read Previous

‘ESTOU CHATEADO’ | Bolsonaro acompanha Michelle no aeroporto e diz que sofre ‘perseguição política’ por parte do ministro Alexandre de Moraes