• 5 de maio de 2024

O FINO DA POLÍTICA | Com o apoio da maioria dos governistas e da oposição, Wellington Luiz deve ser o candidato de Ibaneis para a presidência da CLDF

Com o apoio da maioria dos governistas e da oposição, Wellington Luiz deve ser o candidato de Ibaneis para a presidência da CLDF

Foto: Reprodução/Google Imagens

Faltando 21 dias para as eleições da mesa diretora da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), o cenário da disputa para ficar com o comando do Legislativo distrital aponta que o policial civil aposentado, Wellington Luiz, do MDB, caminha para ser o próximo presidente da Casa de Leis brasiliense. 

O emedebista soube se movimentar nos bastidores e nessa reta final de articulações, Wellington conta com o apoio da maioria dos parlamentares que vão compor a base de governo e também da oposição. 

A cereja do bolo da aliança do ex-distrital, que retoma a Casa após ficar uma legislatura de fora, será o apoio do governador Ibaneis Rocha, do MDB, que falou publicamente sobre o tema no decorrer da semana que passou. 

Para Ibaneis, diante do andamento das articulações e das movimentações nos bastidores dos distritais que serão empossados no dia 1º de janeiro, o apoio a Wellington Luiz será um “caminho natural”. 

“É um nome que me agrada muito. É um nome do meu partido, que foi muito bem votado e que tem experiência na área legislativa. Eu estou achando que é o caminho natural dentro da Câmara Legislativa”, declarou o governador ao Expressão Brasiliense.

Convencendo os indecisos

Mesmo tendo a quantidade de votos necessários para se eleger presidente da CLDF, Wellington Luiz sabe que não pode vacilar nessa reta final e tem dialogado com os colegas que ainda não se decidiram. Pelas contas do emedebista, ele consegue chegar aos 19 votos.

Sem chance para virada, reviravolta ou surpresa 

O grupo de distritais que apoia a candidatura à presidência da CLDF do também emedebista Iolando tem tentado cooptar colegas indecisos e os que já estão apoiando o policial. Apesar das investidas, os apoiadores de Wellington seguem firmes. A estratégia de disseminar a mentira de que está em curso uma virada de mesa, não colou. 

Hora de saber quem é quem

A disputa pela presidência da CLDF vai ajudar o Executivo a identificar quem são realmente os aliados fiéis, os aliados não tão fiéis e os ‘traíras de burca’. Há um sentimento entre governistas de que Ibaneis terá que separar o joio do trigo e regar a semente certa para colher bons resultados no futuro. “Tem que tirar as laranjas podres do saco”, alerta um governista.

Pastor Daniel de Castro cedeu lugar para ampliar aliança 

Foto: Divulgação/CLDF

Um dos primeiros a manifestar apoio a candidatura de Wellington Luiz foi o distrital eleito pelo PP, pastor Daniel de Castro. No primeiro momento, o ex-administrador de Vicente Pires manifestou interesse em presidir a CCJ. O emedebista fechou o acordo. No entanto, com a chegada dos distritais do PL no grupo, o pastor teve que ceder o lugar e afirmou para a coluna O Fino da Política que ele é um homem de grupo.

“Não tem isso comigo de ficar chateado, nem nada. O Wellington conversou comigo, fechamos outra composição e vamos em frente”, disse o pastor Daniel de Castro. 

Novos secretários começam a ser anunciados nesta semana

Foto: José Fernando Vilela/Expressão Brasiliense

Durante coletiva de imprensa sobre encerramento dos trabalhos da comissão de transição do GDF, o governador Ibaneis revelou que a partir desta semana ele começa a anunciar os nomes dos secretários que vão integrar seu segundo mandato. O emedebista já anunciou a permanência de alguns nomes e sinalizou que novos integrantes vão chegar no time. 

TCDF realiza eleição na próxima quarta (14)

Foto: Divulgação/Google Imagens

Na próxima quarta-feira (14), os conselheiros do Tribunal de Contas do DF (TCDF) vão se reunir no plenário para eleger o presidente, vice-presidente, corregedor, conselheiro-ouvidor e regente da Escola de Contas Públicas do órgão de controle. Os eleitos terão mandato de dois anos, com início em 1º de janeiro de 2023.

Última semana de julgamento das prestações contas pelo TRE-DF

Foto: Reprodução/Google Imagens

Os desembargadores do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) se preparam para julgar as últimas prestações de contas dos candidatos eleitos neste ano.

No decorrer da semana, a Corte aprovou as contas de Reginaldo Veras, federal eleito pelo PV, dos distritais reeleitos João Cardoso, do Avante, Martins Machado, do Republicanos, Chico Vigilante, do PT, e Fábio Félix, do PSol, e da novata, Dayse Amarilio, do PSB.

De acordo com o site do TRE-DF, a Corte terá sessões de julgamento todos os dias da semana e a última está marcada para o dia da diplomação, 19 de dezembro. 

* José Fernando Vilela é jornalista com especialização em marketing político e eleitoral e trabalhou em diversos órgãos públicos (GDF/CLDF/Câmara/Senado) e iniciativa privada. É editor-chefe, analista político e colunista do portal Expressão Brasiliense. É o atual presidente da ABBP – Associação Brasileira de Portais de Notícias.

OBS: O conteúdo da coluna O Fino da Política é de uso exclusivo deste portal. É proibida a sua reprodução total ou parcial para fins jornalísticos, publicitários e quaisquer outras sem a devida autorização.

José Fernando Vilela

José Fernando Vilela é jornalista com especialização em marketing político e eleitoral e trabalhou em diversos órgãos públicos (GDF/CLDF/Câmara/Senado), partidos políticos, parlamentares e iniciativa privada. É editor-chefe, analista político e colunista do portal Expressão Brasiliense. É presidente da ABBP - Associação Brasileira de Portais de Notícias - desde 2021.

Read Previous

450 VAGAS | Mais de 54 mil pessoas vão fazer prova para concurso da PC-GO no domingo (11)

Read Next

TERMINA NA SEGUNDA (12) | Moradores de Arniqueira devem manifestar interesse pela venda de direta do imóvel