• 28 de janeiro de 2022

O FINO DA POLÍTICA | Buriti monitora ações grevistas na saúde incentivadas por distrital

Buriti monitora ações grevistas na saúde incentivadas por distrital

Foto: Reprodução/Instagram

As relações entre o Palácio do Buriti e o distrital Jorge Vianna, do Podemos, nunca foram das melhores. O parlamentar, que se apresenta como independente, mas tem indicações no governo, volta e meia deixa uma casca de banana no caminho do GDF. Segundo fontes palacianas, já se sabe que a tentativa de paralisação dos serviços de enfermagem no Hospital de Brazlândia, tem o dedo do deputado juntamente com outros líderes sindicais da saúde.

Atuação camuflada

O núcleo duro do Buriti monitora as tentativas de boicote e ações grevistas promovidos por entidades representativas, sindicais e até mesmo as fiscalizatórias, camufladas como medidas administrativas para gerar transtornos aos usuários da rede pública de saúde, desgastar a imagem do governo e seus dirigentes posarem de anjos pedindo para as pessoas se vacinarem em outdoors e nas redes sociais.

Medida descabida

Na última quarta (18), o GDF venceu a queda de braço com o Coren-DF na Justiça que suspendeu a “interdição ética” imposta pela entidade ao Hospital de Brazlândia como punição. O juiz da 5ª Vara da Fazenda Pública e Saúde Pública do DF, Henaldo Silva Moreira, entendeu que a medida era descabida por querer paralisar um serviço considerado essencial à população, inclusive ele citou a Lei das Greves, dando a entender que o pessoal da entidade desconhecia a legislação e ainda cutucou o pessoal da saúde dedicando um parágrafo de sua decisão para explicar que estamos num período de pandemia. Será se agora o pessoal compreendeu?

Leoa segue firme na Câmara

Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados

Este colunista conversou com a deputada Celina Leão, presidente do PP-DF, sobre o seu futuro político. A parlamentar revelou que vem trabalhando para aumentar a bancada de deputados do partido na Câmara Federal e na CLDF. A meta é chega a dois federais e de dois a três distritais. Celina não adiantou nomes dos Progressistas que podem chegar lá. A “Leoa”, como muitos a chamam, confirmou que será candidata à reeleição e afastou qualquer hipótese de voltar à CLDF. “Isso é coisa plantada pelos meus adversários para querer trazer qualquer tipo de desinformação”, declarou a deputada.

Leia também  "POR CULPA DE BRASIL" | Maduro anuncia 'quarentena radical' e critica Bolsonaro

PO cada vez mais próximo de Ibaneis

Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Um dos assuntos mais comentados nos bastidores da política brasiliense durante a semana foram as aparições do empresário e ex-vice-governador do DF, Paulo Octávio, nos eventos públicos do governador Ibaneis Rocha, do MDB. Atualmente, PO é o presidente do PSD-DF e vem sinalizando que quer voltar a ser parlamentar. Já se fala que ele mira o Senado Federal, onde esteve de 2003 a 2007. Nos eventos, Ibaneis fala de Paulo Octávio com um sorriso de causar inveja em quem também tem a intenção de concorrer ao Senado. PO vem declarando publicamente que está com Ibaneis e até dispensou um possível concorrente do emedebista de uma das rádios de sua organização.

Pezão pediu para falar

O secretário de Governo do DF, José Humberto Pires, também conhecido como Pezão, é um homem que não costuma falar em eventos. Na última sexta (20), durante a inauguração de uma ponte que liga a Rua 4 a Avenida da Misericórdia, em Vicente Pires, Pezão pediu para falar. José Humberto exaltou os moradores que lutaram pela consolidação da região e registrou que o governo Ibaneis vem realizando grandes obras na cidade. “Você pode viver agora em Vicente Pires com toda dignidade que uma cidade pode oferecer a sua população”, enfatizou Pezão.

Leia também  O FINO DA POLÍTICA | Além de enfrentar a Covid-19, Ibaneis tem que lidar com os propagadores do caos

Secretário ou papagaio de pirata do GDF?

Foto: Reprodução/Google Imagens

Um fato curioso para quem acompanha os eventos públicos do governador Ibaneis Rocha é um secretário que está querendo aparecer mais que o chefe. O tititi no secretariado do GDF é que o colega já ganhou a fama de papagaio de pirata e inconveniente. Além dessa extrema necessidade narcisista do aparecido, tem muita gente reclamando que a pasta dele não vem tendo um bom desempenho. Seria bom o papagaio começar a olhar para o seu próprio rabo.

Ato de filiação de Leila com ares de aliança

Foto: Gerdan Wesley/Lid. PSDB-Senado

A mudança de partido da senadora Leila do Vôlei foi efetivada no decorrer da semana. Leila trocou o PSB pelo Cidadania. A solenidade contou com a presença dos seus colegas de casa do DF, Izalci Lucas, do PSDB, e Reguffe, do Podemos. A deputada Paula Belmonte, que é do Cidadania, também esteve no ato de filiação para saudar a nova correligionária. Há quem diga que entre esses quatro estão os potenciais adversários de Ibaneis em 2022. Pode até ser que daí saia uma aliança, o negócio mesmo é quem vai te força e grupo político para bater chapa com o emedebista, que também está se preparando para o embate eleitoral. As pesquisas apontam que Ibaneis está na frente.

Leia também  Senador em regime de prisão domiciliar vai passar férias no Caribe autorizado pela Justiça do DF

Os encontros de Filippelli

Foto/Montagem: Reprodução/Instagram

O ex-vice-governador do DF e suplente de deputado federal, Tadeu Filippelli, começou a se movimentar politicamente. Filippelli vem registrando em suas redes sociais os encontros que vem tendo com outros líderes políticos. Ontem (21), ele divulgou que esteve com Salvador Bispo, ex-presidente do PL-DF, Adalberto Monteiro, presidente do Patriota-DF, e o ex-deputado distrital, Pedro do Ovo. A foto mais curiosa foi com Salvador Bispo que anda meio afastado da política e tem se dedicado ao agronegócio. O teor da conversa, ficou entre eles.

Oração e pregação da discórdia

Foto: Reprodução/Google Imagens

Tem um líder de uma congregação evangélica que sabe agir perfeitamente de acordo com seus interesses. Recentemente, ele colocou seu futuro pupilo para fazer a pregação do dia e pôs o futuro rejeitado para realizar a oração da oferta do dia. O objetivo é criar a imagem de bom moço do que prega e transformar em algoz o que será lembrado por mexer no bolso dos fiéis. Estratégia digna de um falso profeta.

Sala de Imprensa ABBP

Na próxima segunda (23), às 18h30, a Associação dos Blogueiros de Política do Distrito Federal e Entorno – ABBP, retoma o projeto de entrevistas coletivas com transmissão simultânea nas fanpages dos sites e portais de notícias dos seus afiliados. O entrevistado será o vice-governador do DF, Paco Britto (Avante).

* José Fernando Vilela é editor-chefe e colunista deste portal. A coluna O Fino da Política é publicada todos os domingos.

Expressão Brasiliense

Read Previous

CIBERATAQUES | Empresas podem ter de indenizar quem teve os dados vazados

Read Next

FEIRA DA TORRE | Turistas voltam a frequentar local e artesãos comemoram