• 3 de maio de 2024

O FINO DA POLÍTICA | Bolsonaro diz que Ibaneis leva no 1º turno

Bolsonaro diz que Ibaneis leva no 1º turno

Foto: Reprodução/Google Imagens

O presidente da República e candidato à reeleição pelo PL, Jair Bolsonaro, disse durante participação num programa de entrevista de uma emissora de TV do DF, no decorrer da semana que passou, que o atual governador do DF, Ibaneis Rocha, do MDB, será eleito em 1º turno.

Para Bolsonaro, o emedebista não tem nenhum concorrente que o ameace na corrida ao Buriti. O presidente lembrou que possui uma aliança firmada com Ibaneis Rocha, que é o único candidato ao GDF que o apoia na capital federal.

Coluna do meio na disputa entre Flávia e Damares

Foto: Reprodução/O Globo

Já ao ser questionado sobre a disputa ao Senado entre suas duas ex-ministras, Flávia Arruda, do PL, e Damares Alves, do Republicanos, Bolsonaro preferiu evitar entrar em rota de colisão com elas e disse que ‘é coluna do meio’. Contudo, ele frisou que Flávia está na liderança nas intenções de votos, mas alertou que era preciso ter cuidado. Ao contrário do presidente, a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, apoia Damares Alves, até pelo vínculo religioso que existe entre elas.

Vices de Ibaneis vão de Damares

Foto: Alan Macintoshi

Nessa disputa pela única vaga ao Senado, a ex-ministra Damares Alves conta também com o apoio dos vices de Ibaneis Rocha. No sábado (10), o atual vice-governador e candidato a distrital pelo Avante, Paco Britto, e a deputada e candidata a vice-governadora de Ibaneis pelo Progressistas, Celina Leão, cumpriram agenda com Damares, que estava acompanhada do seu primeiro suplente, Manoel Arruda, que é presidente do União Brasil no DF. Nos últimos dias, a candidata Damares tem intensificado sua agenda eleitoral em busca de ampliar sua rede de apoiadores.

A força da onda verde

Foto: Reprodução/Google Imagens

Apesar do alerta de Bolsonaro e da tentativa da concorrente Damares Alves em querer encostar nessa reta final, a força da onda verde, que é capitaneada pelo casal Arruda, é muito expressiva no Distrito Federal. O ex-governador Arruda e a deputada Flávia são muito carismáticos. Quando eles circulam nas ruas ou chegam em eventos, é perceptível aos olhos o carinho e a admiração que a população têm pelos dois. Não é à toa que nos bastidores especula-se que o casal certamente vai representar o DF nas duas casas legislativas do parlamento federal.

PO, o amigo do MP

Foto: Reprodução/Google Imagens

Um dos assuntos mais comentados nos bastidores desde a última quinta-feira, dia 8 de setembro, foi o parecer do MP Eleitoral do DF, assinado pelo procurador Zilmar Antônio Drumond, que libera o empresário e candidato do PSD ao GDF, Paulo Octávio, para concorrer ao cargo de governador.

O tititi do momento é que PO se tornou ‘muy amigo’ do Ministério Público de uns tempos para cá. Recentemente, o empresário se livrou de uma condenação por meio de um acordo que fez com o MP no caso que envolveu o Shopping JK, um dos empreendimentos de suas organizações.

Em troca da anulação da sentença, que estipulava multa de R$ 65,4 milhões, PO vai ter que construir uma creche e reformar o 1º Batalhão de Polícia Militar do DF, o que é uma bagatela para quem é um dos maiores construtores do DF.

Leandro quer esconder o passado de corrupção do PT-DF

Foto: Reprodução/Google Imagens

O candidato da Federação Brasil da Esperança (PT-PV-PCdoB) ao GDF, Leandro Grass, que tem posado de paladino da moral e da ética contra a corrupção, tem feito de tudo para esconder o passado sujo dos companheiros do PT-DF. Ao apontar o dedo para os outros, Leandro se esquece que o partido que o apoia tem no histórico um ex-governador e um ex-presidente da República que foram parar na cadeia pelos crimes de corrupção praticados em suas respectivas gestões. Vale lembrar para o Grass, que quem olha para o ‘rabo’ dos outros, não tem capacidade para olhar para o seu próprio.

Prestação de contas parcial

Teve início na última sexta-feira (9) o prazo para que partidos políticos, coligações, candidatas e candidatos enviem para a Justiça Eleitoral, a prestação de contas parcial de suas movimentações financeiras ocorridas desde o início da campanha, dia 16 de agosto até 8 de setembro. A coluna O Fino da Política verificou junto ao site do TSE que contém as informações dos candidatos e partidos, o DivulgaCand, que muitos deles ainda não informaram se receberam dinheiro do fundão, com o que estão gastando, enfim, o pessoal tem até terça para apresentar à Justiça Eleitoral a parcial.

Contagem regressiva

Faltam 21 dias para a eleição. E aí, você já escolheu os seus candidatos? Quem estiver indeciso e quiser saber quem são os candidatos, vale a pena acessar o DivulgaCand e fazer uma pesquisa entre os candidatos que se alistaram para o pleito eleitoral. Nessa plataforma criada pela Justiça Eleitoral, o eleitor tem acesso as informações dos candidatos como certidões criminais, lista de bens declarados, entre outras informações. Acesse aqui o DivulgaCand.

* José Fernando Vilela é jornalista com especialização em marketing político e eleitoral e trabalhou em diversos órgãos públicos (GDF/CLDF/Câmara/Senado) e iniciativa privada. É editor-chefe, analista político e colunista do portal Expressão Brasiliense. É o atual presidente da ABBP – Associação Brasileira de Portais de Notícias.

OBS: O conteúdo da coluna O Fino da Política é de uso exclusivo deste portal. É proibida a sua reprodução total ou parcial para fins jornalísticos, publicitários e quaisquer outras sem a devida autorização.

José Fernando Vilela

José Fernando Vilela é jornalista com especialização em marketing político e eleitoral e trabalhou em diversos órgãos públicos (GDF/CLDF/Câmara/Senado), partidos políticos, parlamentares e iniciativa privada. É editor-chefe, analista político e colunista do portal Expressão Brasiliense. É presidente da ABBP - Associação Brasileira de Portais de Notícias - desde 2021.

Read Previous

ELEIÇÕES 2022 | Veja aqui a agenda dos candidatos ao GDF – domingo (11/9)

Read Next

AGORA É OFICIAL | Reino Unido realiza cerimônia de proclamação do rei Charles III