Articulações, movimentações e jogo de bastidores de candidatos ao GDF e dirigentes partidários para 2022 já começaram
Enquanto alguns políticos do Distrito Federal acham que esse não é o momento para iniciar as articulações e movimentações para as eleições de 2022, futuros candidatos ao GDF e dirigentes partidários já começaram a se mexer nos bastidores, mesmo ainda sem saber como ficarão as regras eleitorais.
Fogo amigo e traição
Nesse jogo de bastidor, é bom ficar atento com o fogo amigo e com os possíveis traidores. Tem muita gente jogando e articulando com vários grupos políticos ao mesmo tempo, o que pode não ser uma boa estratégia tendo em vista que lá frente a verdade sempre aparece.
Tititi das pesquisas
No decorrer da semana, o meio político ficou em alvoroço com o tititi de que alguns dirigentes de partidos receberam o resultado de uma pesquisa feita por eles e a cúpula do GDF recebeu de outra. De um lado, a conversa é que um senador está liderando as pesquisas, mas que Ibaneis está encostado. Do outro, o resultado favorece o governador Ibaneis. Vai saber quem está falando a verdade…
Muitas promessas
Tem muito pré-candidato reclamando que tem presidente de partido prometendo mundos e fundos para que o interessado em se candidatar se filie. No entanto, a experiência de candidaturas passadas está fazendo muita gente esperar uma definição nas regras eleitorais para não cair nas garras de lobos.
Raposa de olho na CLDF
Outro fato constatado é que para as eleições de 2022 o eleitor do DF pode esperar rever algumas caras que estão fora do circuito político. A atual composição da Câmara Legislativa do DF não tem agradado a população e muitos políticos que já estiveram na casa souberam da novidade e resolveram encarar a volta. É bom os marinheiros e marinheiras de primeira viagem pôr as barbas de molho. De nada adianta o discurso de bom moço e boa moça se o que interessa mesmo não chega até os eleitores. É sinal que a possível renovação na CLDF possa vir carregada de gente com mais bagagem.
Só observando
Muitos políticos estão participando das articulações, rodas de conversas e acompanhando as movimentações dos adversários, porém querem dar o bote na hora certa e têm agido com muita cautela. Por enquanto, estão só observando.
Candidatura imposta
Já tem um parlamentar que acha que pode impor a sua candidatura ao GDF aos demais. Tem gente reclamando que “o cara” acha que pode chegar com um projeto debaixo do braço, sem receber sugestões, sentar-se a mesa, impor sua vontade e subir no palanque se autodeclarando candidato com o apoio de todos. Vai ver é por isso que está falando sozinho, sem apoio e sem grupo político forte.
Ibaneis cai nas graças de lideranças comunitárias de Ceilândia e Sol Nascente
A ida do governador Ibaneis Rocha, do MDB, na região mais populosa do Distrito Federal, que abrange as cidades de Ceilândia e Sol Nascente, na manhã de ontem, dia 7 de agosto, para inaugurar o Cras do Sol Nascente e visitar às obras de pavimentação do trecho 2 da cidade, atesta que as ações de sua gestão estão melhorando a qualidade de vida da população das duas RAs, tanto é que ele recebeu manifestações de apoio de líderes comunitários em reconhecimento ao seu trabalho.
Na inauguração do Cras, Ibaneis recebeu abraços e posou para fotos com lideranças comunitárias consideradas históricas da região, nesse bojo há pessoas que atuam na defesa da comunidade desde os tempos de Joaquim Roriz.
Festa para dona Aidê Araújo
Após o cumprimento da agenda oficial, Ibaneis Rocha acompanhado da primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha, e outros secretários, estiveram na casa de dona Aidê Araújo, líder comunitária de Ceilândia, para um almoço e cantar os parabéns para a anfitriã que realiza um excelente trabalho social na região. Ibaneis demonstra que quer estar mais próximo dos líderes comunitários.
Flávia Arruda, a emissária das vacinas
Na última sexta (6), a ministra e deputada Flávia Arruda, do PL-DF, divulgou nas redes sociais que o DF iria receber mais de 214 mil doses de vacinas contra a Covid-19. No sábado (7), o GDF confirmou que recebeu 214.770 vacinas e anunciou que vai iniciar a imunização para pessoas acima de 25 anos na próxima terça (10). O ritmo da vacinação no DF vem aumentando após o governo Ibaneis acionar a União na Justiça para cobrar doses pendentes.
Parabéns aos pais
A coluna O Fino da Política deseja um feliz dia dos pais a todos os seus leitores. Que Deus continue abençoando vossos filhos.
* José Fernando Vilela é editor-chefe e colunista deste portal. A coluna O Fino da Política é publicada todos os domingos.