Apoio de distritais da base a ataques da oposição ao GDF evidencia falta de lealdade e compromisso com Ibaneis de alguns parlamentares
A sessão da última quarta-feira (21) na Câmara Legislativa do DF (CLDF) revelou que alguns distritais da base governista não são tão leais ao chefe do Executivo, Ibaneis Rocha, do MDB, como deveriam ser. Parlamentares da oposição resolveram atacar as voltas às aulas nas escolas públicas e receberam o apoio de distritais que ‘aparentemente’ estão fechados com Ibaneis. O petista Gabriel Magno usou a tribuna para defenestrar o planejamento da Secretaria de Educação e teve o discurso endossado pelos colegas João Cardoso, do Avante, Rogério Morro da Cruz, sem partido, e Thiago Manzoni, do PL. Os três são considerados deputados da base, mas aproveitaram o discurso do colega da oposição para também apontar o dedo para a gestão emedebista. João Cardoso relatou situações que ocorreram em Sobradinho. Já o seu colega Rogério, que atua em São Sebastião, fez questão de dizer que “estou cobrando também do governo que construa mais escolas”. Vale destacar que a gestão de Ibaneis tem investido na educação reformando e construindo novas escolas, ampliou a carga de atendimento dos estudantes que resolveram migrar para o ensino público, contratou mais profissionais e está promovendo medidas para que professores, servidores e alunos não sejam afetados com a epidemia de dengue.
O comportamento desses distritais e o silêncio dos demais parlamentares que integram a base governista aos ataques desferidos pela oposição têm se tornado comuns na CLDF. Nos bastidores, os gestos e declarações de alguns deputados estão sendo considerados como falta de compromisso com Ibaneis Rocha. O curioso é que nenhum deles está pensando no amanhã. Entram na onda da oposição e não avaliam as consequências de suas atitudes. É importante considerar que a grande leva de distritais só se elegeram em 2022 graças ao apoio que receberam de Ibaneis Rocha em suas campanhas. Alguns até antes do pleito eleitoral. Nos corredores da CLDF, assessores denotam que essa falta de atitude dos aliados do GDF é reflexo da atuação do atual líder do governo, deputado Robério Negreiros, do PSD. Negreiros pouco se manifesta para defender o Executivo e o quando se atreve deixa aparentar que está se posicionando por obrigação e não por vontade própria.
Acordos estão sendo cumpridos
Pelo lado do governo, os acordos políticos estão sendo mantidos. O Buriti tem acompanhado esse comportamento displicente de alguns distritais. Ibaneis Rocha tem um estilo diferente de lidar com essas situações. O emedebista é daqueles que deixa a pessoa esticar a corda e depois puxa de uma vez. Praticamente todos os distritais da base conseguem atender seus grupos políticos por meio de indicações de seus aliados para cargos em órgãos e empresas do GDF. Contudo, está faltando que alguns desses parlamentares retribuam e parem de ser usados como bucha de canhão pela oposição ou seu mentor. Ou senão, que mude de lado de uma vez por todas.
Apoio ao ex-presidente na Paulista
Enquanto a oposição ataca o governo Ibaneis, uma boa parcela de distritais passaram a semana se preocupando em divulgar que vai estar presente no ato político deste domingo (25) na Avenida Paulista, na cidade de São Paulo, onde o ex-presidente Jair Bolsonaro irá falar com seus aliados e tentar dar uma levantada na moral após a operação da PF que aponta que ele e um grupo de auxiliares de seu governo planejaram dar um golpe de estado numa eventual derrota para o petista Lula. A ‘panelinha’ bolsonarista é tão fechada que é capaz que os distritais nem sejam anunciados no carro de som.
Autoridades dos Três Poderes da República na mira do PCC em Brasília
Desde o ano passado, a Polícia Federal vem monitorando a movimentação de um grupo de elite de bandidos do PCC, vinculados diretamente ao líder máximo da facção criminosa, Marcos Camacho, o Marcola, que foram designados para realizar uma operação de resgate do chefe, que está encarcerado no Presídio Federal de Brasília, envolvendo autoridades dos Três Poderes da República. Marcola deu a ordem para que os sicários do PCC sequestrem uma autoridade de renome aqui em Brasília, seja ministro, senador ou deputado, para que possam exigir a troca de quem estiver com eles pela soltura do líder da facção. A PF já constatou que integrantes do grupo estiveram em Brasília em maio, junho e julho do ano passado para analisar as chances de atender o chefe. As investigações apontam que os ‘meninos do Marcola’ não têm prazo para executar o plano, apenas devem cumprir as ordens do chefe.
Segurança reforçada
Assim que foi confirmado o plano que está em curso, as polícias do Senado, da Câmara e do STF foram avisadas sobre a necessidade de reforçar a segurança dos chefes desses poderes diante do risco iminente de sofrer ataques por parte do PCC. Além dos cabeças desses poderes, outros parlamentares, como o senador Sérgio Moro e sua esposa, deputada Rosângela Moro, aumentaram a sua segurança e passaram a ter mais cuidados ao transitar por Brasília. No STF, praticamente, os seguranças de todos ministros estão em alerta. O nível de alerta ficou mais preocupante com a fuga de integrantes do Comando Vermelho, facção rival do PCC, do Presídio Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte.
Passagem de Belinati pelo TRE-DF ficará marcada pela aproximação da Corte com a imprensa brasiliense
Eleito primeiro vice-presidente do Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT), na última terça (20), o desembargador Roberval Belinati, que é presidente do Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF), encerrará a sua gestão na Corte Eleitoral em abril. A passagem de Belinati pelo TRE-DF ficará marcada pela aproximação da Corte com a imprensa brasiliense. Desde que assumiu o cargo, em 2022, Roberval Belinati sempre buscou ter uma boa relação com jornalistas e profissionais de comunicação. Ele sempre atendeu aos pedidos de entrevistas e demais demandas apresentadas e realizou ações presenciais para que a imprensa pudesse manter os cidadãos brasilienses sempre bem informados sobre as atividades realizadas pelo TRE-DF antes, durante e após o pleito eleitoral. Em nome do Expressão Brasiliense, este colunista deseja sucesso para o desembargador Roberval Belinati no desempenho da nova função.
Estreia na segunda (26) o programa Viva a sua Cidade com José Fernando Vilela na Viva FM 101.3
A partir da próxima segunda-feira, dia 26 de fevereiro, estaremos iniciando um novo projeto em parceria com a Viva FM 101.3, o programa Viva a sua Cidade, que será apresentado por este colunista, de segunda a sexta, das 11h às 13h. O programa vai trazer as principais notícias que são destaque no DF, no Entorno, no Brasil e no mundo, além de entrevistar autoridades, empresários e artistas locais. Os ouvintes poderão participar do quadro Fala, Cidadão!, enviando áudio ou texto para o whatsapp da Viva FM, no número 61 99862-9713. Além de ter matérias jornalísticas, o Viva a sua Cidade terá a participação especial do comentarista esportivo Anderson Ferreira, que falará sobre os eventos e acontecimentos no esporte brasiliense. O profissional tem acompanhado o Candangão e diariamente falará sobre a movimentação dos times da capital federal.
A rádio é comandada pelo padre Alessandro Campos, que é considerado um dos nomes mais fortes da música sertaneja religiosa. Além do padre Alessandro, a Viva FM conta com programas que tem como âncora Amado Batista e Sérgio Reis. Aqui do DF, a Viva FM tem em seus quadros um dos maiores comunicadores da cidade, que é conhecido como o “Rei das Ruas”, o famoso Francis Boquinha, que está no ar de segunda a sexta, das 17h às 19h. Portanto, estou esperando você caro(a) leitor(a) para abrilhantar o nosso programa.
* José Fernando Vilela é jornalista com especialização em marketing político e eleitoral. Já trabalhou em diversos órgãos públicos (GDF/CLDF/Câmara/Senado) e iniciativa privada. É editor-chefe, analista político e colunista do Expressão Brasiliense, e é presidente da ABBP – Associação Brasileira de Portais de Notícias – desde 2021. Apresenta o programa Viva a sua Cidade, de segunda a sexta, das 11h às 13h, na Viva FM 101.3.
OBS: O conteúdo da coluna O Fino da Política é de uso exclusivo deste portal e de outros que foram expressamente autorizados. É proibida a sua reprodução total ou parcial para fins jornalísticos, publicitários e quaisquer outras sem a devida autorização.
Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.
Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.
Siga o #expressaobrasiliense no Instagram
Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.
Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.