• 24 de novembro de 2024

O FINO DA POLÍTICA | Alexandre de Moraes deve decidir sobre o retorno de Ibaneis ao cargo nos próximos dias

Alexandre de Moraes deve decidir sobre o retorno de Ibaneis ao cargo nos próximos dias

foto do ministro Alexandre de Moraes
Foto: Reprodução/Google Imagens

Nos próximos dias, o ministro do STF, Alexandre de Moraes, deve se posicionar sobre um pedido de reconsideração do afastamento de Ibaneis Rocha, do MDB, do cargo de governador feito pela defesa do emedebista. Os advogados de Ibaneis encaminharam o pedido na última quarta (1º), um dia após o término da intervenção federal na segurança pública do DF. Pesam a favor do governador afastado, a falta de provas de seu envolvimento, o pedido público de seu retorno de vários segmentos e os depoimentos já colhidos pela PF.

Anderson Torres confirma que emedebista não foi omisso e nem negligente

Foto do governador Ibaneis Rocha e Anderson Torres
Foto: Reprodução/Google Imagens

Na avaliação de juristas e advogados, Alexandre de Moraes não poderá ignorar as declarações dadas pelo ex-ministro e ex-secretário de Segurança do DF, Anderson Torres, em seu depoimento à PF, de que o então governador não se omitiu em nenhum momento e muito menos foi negligente diante da situação, tanto é que o próprio Anderson foi exonerado por ele e não pelo interventor.

Celina Leão em alta com os distritais

Foto da governadora em exercício do DF, Celina Leão e deputados distritais
Foto: Renato Alves/Agência Brasília.

O encontro promovido pela governadora em exercício do DF, Celina Leão, do PP, com os deputados distritais, na última sexta (3), na residência oficial de Águas Claras, comprova o quanto a leoa, como ela é chamada no meio político, é bem quista e articulada. Dos 24 distritais, apenas dois não compareceram: Daniel Donizet, do PL, e Jaqueline Silva, sem partido. Mas não há ruído com eles. Fontes palacianas disseram à coluna que o deputado Daniel deve voltar ao GDF e Jaqueline está sendo cortejada para ingressar no PP de Celina. A leoa tem se saído muito bem em suas articulações e para conter as especulações de bastidores de que quer ficar no lugar do titular do cargo, Celina tem manifestado repetidamente que ela e Ibaneis são um projeto único e que ele vai voltar a assumir o comando do Buriti. 

Aprendendo com Lula 

Durante o seu discurso na sessão de abertura dos trabalhos legislativos da CLDF, na quarta (1º/2), Celina fez o convite aos distritais diante das câmeras. Da tribuna, Celina Leão confessou que a ideia surgiu após o encontro organizado pelo presidente Lula, do PT, com os governadores. 

A leoa ressaltou que faria como o petista que não fez distinção de partido ou ideologia dos chefes dos Executivos estaduais e ouviu atentamente as demandas de todos que participaram da reunião. A única diferença é que a governadora em exercício apresentou aos deputados, por meio dos secretários presentes na ROAC, as pautas prioritárias do GDF.  

Emendas de 22 distritais vão ajudar a saúde

Quem se deu bem nessa reunião foi a Secretaria de Saúde (SES/DF). Os 22 deputados distritais presentes se comprometeram a destinar emendas parlamentares para que a pasta reduza a fila de cirurgias da rede pública do DF. Cada distrital vai colaborar com R$ 1 milhão. De acordo com a SES/DF, os recursos provenientes das emendas vão ampliar os procedimentos cirúrgicos, o que deve diminuir as filas pela metade. 

Pau que bate em Chico vai bater em Francisco na CPI da CLDF

Foto do plenário da CLDF
Foto: Carlos Gandra/CLDF

A falta de consenso entre os deputados distritais que vão integrar a comissão parlamentar de inquérito (CPI) da CLDF para investigar os atos antidemocráticos dos dias 12 de dezembro de 2022 e 8 de janeiro deste ano quanto às indicações do presidente, vice e relator, tem sido uma dura queda de braço. O PT ameaça se retirar da CPI se parlamentares governistas forem escolhidos para a presidência e relatoria. 

No entanto, a coluna apurou que a oposição não quer que nenhum peixe graúdo do governo federal seja convidado ou convocado a prestar esclarecimentos à comissão, mas, ao mesmo tempo, esses mesmos parlamentares querem convidar apenas autoridades do GDF. Os governistas, que são maioria na CPI, já avisaram que o pau que bater em Chico do lado de lá vai bater em Francisco do lado de cá. Em suma, chumbo trocado não dói.   

Muito barulho e nada de trabalho

Contudo, a CPI da CLDF ainda não andou. Historicamente, as comissões que já aconteceram na Casa nunca deram em nada. As CPIs anteriores, todas elas, foram utilizadas como palanque eleitoral ou como instrumento de visibilidade de cada integrante. A CPI dos Atos Antidemocráticos, até o momento, só fez muito barulho. Trabalho mesmo, por enquanto, nada.

Dois novatos vão liderar maioria e minoria 

Foto dos deputados Rogério Morro da Cruz e Gabriel Magno
Foto: Reprodução/Google Imagens e Divulgação/CLDF

Na semana que passou foram definidos os nomes dos líderes da maioria e da minoria na Câmara Legislativa. Curiosamente, os indicados para exercer as respectivas lideranças são dois novatos na Casa. A maioria terá como líder, o deputado Rogério Morro da Cruz, do PMN. E a liderança da minoria será desempenhada pelo petista, Gabriel Magno. Entre as prerrogativas da função, eles poderão participar da reunião do colégio de líderes, responsável pela definição da pauta, e orientar os colegas durante as votações. 

Ausência de parlamentares próximos a Ibaneis na reunião da bancada do DF no Congresso não pegou bem

Foto: Divulgação/Ass. Senador Izalci Lucas

A ausência de parlamentares do DF no Congresso Nacional, na reunião da bancada, realizada na quinta (2), que são considerados mais próximos do governador afastado Ibaneis Rocha deixou muita gente intrigada. No Buriti, o pessoal ligou o sinal de alerta. 

Os deputados Rafael Prudente, do MDB, Fred Linhares e Gilvan Máximo, do Republicanos, e a senadora Damares Alves, também do Republicanos, não foram ao encontro no gabinete do senador Izalci Lucas, do PSDB. Como não estavam presentes, eles não participaram do anúncio feito à imprensa de que a bancada encaminharia naquele mesmo dia uma nota ao STF pedindo ao ministro Alexandre de Moraes o retorno de Ibaneis ao cargo.

Érika Kokay não gostou do que ouviu e deu no pé

Quem deu uma passada rápida na reunião foi a deputada federal, Érika Kokay, do PT. A petista não ficou até o final do encontro. Ela chegou a acompanhar alguns debates e, segundo fontes, a deputada não gostou do que viu. A parlamentar ao ver que estavam criticando o governo Lula, principalmente, em relação a garfada que querem dar no Fundo Constitucional, se fez de desentendida e deu no pé. Não pegaria bem ela aparecer na foto, mesmo que seja uma posição da bancada, pedindo o retorno de Ibaneis e criticando as investidas do governo federal contra o fundo e a criação da Guarda Nacional. Como diz a música do Neguinho da Beija-Flor: “Malandro é malandro, mané é mané”.

Posse da nova diretoria e conselhos da ABBP

Foto: Divulgação/ABBP

Na próxima quarta (8), às 19h30, na Câmara Legislativa do DF, a ABBP – Associação Brasileira de Portais de Notícias – vai empossar os novos integrantes da diretoria executiva e dos conselhos da entidade. A ABBP surgiu em 2014 como associação representativa dos sites e portais de notícias da capital federal, e desde o ano passado, deu início a expansão da sua atuação para outros estados brasileiros. Vida longa a ABBP e parabéns aos novos diretores e conselheiros. 

* José Fernando Vilela é jornalista com especialização em marketing político e eleitoral e trabalhou em diversos órgãos públicos (GDF/CLDF/Câmara/Senado) e iniciativa privada. É editor-chefe, analista político e colunista do portal Expressão Brasiliense. É presidente da ABBP – Associação Brasileira de Portais de Notícias – desde 2021.

OBS: O conteúdo da coluna O Fino da Política é de uso exclusivo deste portal. É proibida a sua reprodução total ou parcial para fins jornalísticos, publicitários e quaisquer outras sem a devida autorização.

Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.

Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook. 

Siga o #expressaobrasiliense no Instagram

Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.

Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp

Read Previous

APÓS TROCA DE TIROS | Traficantes são mortos por PMs da Rotam em Luziânia ao tentar fugir deixando oito peças de maconha em carro roubado

Read Next

VOLTA ÀS AULAS | Campanha de conscientização nas escolas começa nesta segunda (6)