Para alguns parlamentares, o período é de férias e descanso, mas para os deputados Fábio Ramalho (MDB) e Rodrigo Maia (DEM) o momento é de garantir apoio para ocupar a presidência da Câmara dos Deputados. Na primeira segunda-feira (07) útil do ano, os dois parlamentares demonstraram que seguem firmes na disputa e que quem for mais hábil levará o pleito.
Considerado um deputado bem articulado e com bom trânsito entre seus pares, Fábio Ramalho foi recebido para uma audiência, no Planalto, pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL). Como bom mineiro, Ramalho quis impressionar o presidente levando alguns quitutes de sua terra. Ganhou o compromisso do capitão de não interferir na eleição da Câmara, mesmo com o PSL já declarando apoio à Rodrigo Maia. Fábio Ramalho deixou o palácio presidencial satisfeito e lembrou que quando disputou o cargo de 1º vice-presidente da mesa diretora da Câmara, não era o favorito.
Almejando se manter no cargo de presidente da casa, Rodrigo Maia já vem contabilizando os votos de seus colegas de parlamento. Até o momento, Maia já tem o apoio declarado do PSL que pode ocupar a 2ª vice-presidência e comandar a Comissão de Constituição e Justiça. Para o PRB, fora prometido a 1ª vice-presidência e o PSD, que também já declarou o seu apoio ao atual presidente, deve ficar com a 2ª secretaria.
O PSDB oficializou o seu apoio ao atual presidente da Câmara, assim como o PR e o PPS. Nos bastidores, as conversas giram em torno da contabilidade dos votos. Dizem que Maia já tem mais de 200 votos e Ramalho um pouco mais de 100. Ou seja, ainda tem muito gente a ser convencida (atualização às 11h30 – 08/01/19)
Pelo visto, vai ter muito deputado deixando de publicar aquela foto na praia ou junto com a família em cidades turísticas no exterior nas redes sociais. O tempo passa rápido e o dia 1º de fevereiro já está bem ali.
Por José Fernando Vilela
Fotos: Google Imagens