• 8 de dezembro de 2025

Suspeito de ter ligações com CV: Rodrigo Bacellar, presidente da Alerj, tem prisão revogada por deputados do Rio

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, nesta segunda-feira (8), por 42 votos a 21, a revogação da prisão do presidente da Casa, Rodrigo Bacellar (União Brasil).

O parlamentar havia sido afastado do cargo por decisão do ministro Alexandre de Moraes, no âmbito de um inquérito que apura suposto envolvimento com o Comando Vermelho (CV).

Votação na Alerj

Para permitir que Bacellar respondesse às investigações em liberdade, eram necessários 36 votos favoráveis, entre os 70 deputados estaduais. As maiores bancadas, PL e União Brasil, foram decisivas para aprovar a revogação da prisão.

Apesar da manifestação da Alerj, apenas o STF poderá determinar de forma definitiva a soltura do presidente da Assembleia.

Operação Unha e Carne

Rodrigo Bacellar foi preso na manhã de quarta-feira (3) pela Polícia Federal, durante a Operação Unha e Carne. Ele é investigado por supostamente vazar informações da Operação Zargun, que levou à prisão do ex-deputado estadual TH Joias por tráfico de drogas, corrupção e lavagem de dinheiro. Joias também é suspeito de negociar armas com integrantes do Comando Vermelho.

O presidente da Alerj foi conduzido à Superintendência da PF, no Rio, para uma reunião, quando teve o celular apreendido. Durante a ação, agentes encontraram R$ 90 mil no veículo utilizado pelo parlamentar para chegar ao local.

Decisão de Moraes

A ordem de prisão foi expedida por Alexandre de Moraes, relator da ADPF das Favelas no STF. Segundo o ministro, informações da PF apontam que Bacellar teria orientado TH Joias sobre a remoção de objetos de sua residência, indicando um possível envolvimento no encobrimento do então deputado.

Depoimento à PF

Em depoimento, Bacellar negou ser amigo de TH Joias, embora tenha confirmado uma conversa com ele na véspera da operação:

“Ele pede para falar comigo sozinho, no canto: ‘Tá sabendo de alguma operação amanhã para mim?’. Eu disse: ‘Não estou sabendo nada. Está uma fofocaiada na Casa já faz três dias de que vai ter algum problema nessa semana para deputado, onde a fumaça for’. Aí ele fala: ‘Não sei o que eu faço, se vou embora’. Eu disse: ‘Aí é com você. Eu, se estivesse no seu lugar, só me preocuparia com a tua filha pequena. Agora você tem que saber o que você faz ou deixa de fazer’”.

Foto: Reprodução/Google Imagens


Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.

Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.

Siga o #expressaobrasiliense no Instagram

Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.

Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.

Read Previous

Eleições em Goiás: Daniel Vilela lidera pesquisa com folga; Marconi Perillo é o mais rejeitado

Read Next

O Caminho da Humanidade

error: A reprodução ou cópia deste conteúdo é proibida sem prévia autorização deste portal.