• 26 de dezembro de 2025

Onda de calor com temperaturas acima da média atinge oito estados brasileiros

Os últimos dias do ano estão sendo marcados por temperaturas elevadas em diversas regiões do Brasil, provocadas por um bloqueio atmosférico que se estabeleceu sobre parte do país. O fenômeno impede a atuação de sistemas meteorológicos, favorecendo a persistência do calor intenso, especialmente no Sudeste, segundo a Defesa Civil do Estado de São Paulo.

Com esse padrão climático, várias cidades registram temperaturas ao menos 5°C acima da média histórica para o período, além de madrugadas e manhãs com sensação de abafamento. Capitais como São Paulo e Rio de Janeiro bateram recordes de temperatura na quinta-feira (25), dia de Natal.

Inmet emite alerta de perigo para onda de calor

Na terça-feira (23), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja de perigo para onda de calor em diversas áreas do país. O aviso segue válido, ao menos até esta sexta-feira (26), para os seguintes estados:

  • São Paulo
  • Rio de Janeiro
  • Espírito Santo (trechos)
  • Goiás
  • Minas Gerais
  • Mato Grosso do Sul
  • Paraná
  • Santa Catarina

Calor intenso ainda persiste no Sudeste e Centro-Oeste?

De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), o ar quente e úmido continua atuando sobre as regiões Centro-Oeste e Sudeste, mantendo dias ensolarados e temperaturas bem acima da média.

Calor em São Paulo: capital segue com tardes abafadas

Na capital paulista e em cidades da Região Metropolitana de São Paulo, o CGE aponta que a condição climática predomina principalmente durante a tarde.

“As madrugadas seguem com sensação de tempo abafado. Esse quadro deve se manter nos próximos dias, inclusive com previsão de novos recordes de temperatura máxima do ano”, informou o órgão municipal.

Nesta sexta-feira, o sol predomina com intensidade. No sábado (27), o cenário atmosférico permanece praticamente inalterado. “Madrugada quente, sol entre poucas nuvens ao longo do dia e chuva isolada de curta duração no período da tarde”, acrescenta o CGE.

Previsão do tempo em São Paulo para os próximos dias

  • Sexta-feira: mínima de 23°C e máxima de 32°C
  • Sábado: mínima de 23°C e máxima de 33°C
  • Domingo: mínima de 24°C e máxima de 33°C
  • Segunda-feira: mínima de 23°C e máxima de 32°C

Quando o calor deve dar trégua em São Paulo?

Segundo dados da Meteoblue, as temperaturas começam a cair a partir de 1º de janeiro, quando a máxima prevista na cidade de São Paulo deve chegar a 29°C, acompanhada do retorno de chuvas mais intensas.

Com o avanço das precipitações, a expectativa é que, até o dia 4 de janeiro, a temperatura máxima fique em torno de 24°C, proporcionando alívio após o período de calor extremo.

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil


Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.

Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.

Siga o #expressaobrasiliense no Instagram

Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.

Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.

Read Previous

Parcelas de IPVA, ICMS e ITCD vencem dia 29/12 após feriado de Natal, alerta Secretaria da Economia de Goiás

Read Next

Mobilidade urbana: Detran-DF autoriza circulação de veículos funerários em faixas exclusivas

error: A reprodução ou cópia deste conteúdo é proibida sem prévia autorização deste portal.