Os últimos dias do ano estão sendo marcados por temperaturas elevadas em diversas regiões do Brasil, provocadas por um bloqueio atmosférico que se estabeleceu sobre parte do país. O fenômeno impede a atuação de sistemas meteorológicos, favorecendo a persistência do calor intenso, especialmente no Sudeste, segundo a Defesa Civil do Estado de São Paulo.
Com esse padrão climático, várias cidades registram temperaturas ao menos 5°C acima da média histórica para o período, além de madrugadas e manhãs com sensação de abafamento. Capitais como São Paulo e Rio de Janeiro bateram recordes de temperatura na quinta-feira (25), dia de Natal.
Inmet emite alerta de perigo para onda de calor
Na terça-feira (23), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja de perigo para onda de calor em diversas áreas do país. O aviso segue válido, ao menos até esta sexta-feira (26), para os seguintes estados:
- São Paulo
- Rio de Janeiro
- Espírito Santo (trechos)
- Goiás
- Minas Gerais
- Mato Grosso do Sul
- Paraná
- Santa Catarina
Calor intenso ainda persiste no Sudeste e Centro-Oeste?
De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), o ar quente e úmido continua atuando sobre as regiões Centro-Oeste e Sudeste, mantendo dias ensolarados e temperaturas bem acima da média.
Calor em São Paulo: capital segue com tardes abafadas
Na capital paulista e em cidades da Região Metropolitana de São Paulo, o CGE aponta que a condição climática predomina principalmente durante a tarde.
“As madrugadas seguem com sensação de tempo abafado. Esse quadro deve se manter nos próximos dias, inclusive com previsão de novos recordes de temperatura máxima do ano”, informou o órgão municipal.
Nesta sexta-feira, o sol predomina com intensidade. No sábado (27), o cenário atmosférico permanece praticamente inalterado. “Madrugada quente, sol entre poucas nuvens ao longo do dia e chuva isolada de curta duração no período da tarde”, acrescenta o CGE.
Previsão do tempo em São Paulo para os próximos dias
- Sexta-feira: mínima de 23°C e máxima de 32°C
- Sábado: mínima de 23°C e máxima de 33°C
- Domingo: mínima de 24°C e máxima de 33°C
- Segunda-feira: mínima de 23°C e máxima de 32°C
Quando o calor deve dar trégua em São Paulo?
Segundo dados da Meteoblue, as temperaturas começam a cair a partir de 1º de janeiro, quando a máxima prevista na cidade de São Paulo deve chegar a 29°C, acompanhada do retorno de chuvas mais intensas.
Com o avanço das precipitações, a expectativa é que, até o dia 4 de janeiro, a temperatura máxima fique em torno de 24°C, proporcionando alívio após o período de calor extremo.
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.
Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.
Siga o #expressaobrasiliense no Instagram.
Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.
Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.












