• 13 de maio de 2025

FRAUDE NO INSS | Aposentados vítimas do ‘quadrilhão’ do PDT começam a ser notificados por aplicativo sobre desconto criminoso

A partir desta terça-feira (13), o INSS começa a notificar, via aplicativo Meu INSS, aposentados e pensionistas que tiveram descontos associativos não autorizados em seus benefícios. A medida visa combater fraudes atribuídas ao chamado quadrilhão do PDT”, segundo informações do governo.

Quem será notificado

  • Cerca de 9 milhões de beneficiários serão avisados de que sofreram descontos feitos por associações, sem autorização.

  • Os avisos indicarão quanto foi descontado e qual entidade recebeu o dinheiro.

  • O beneficiário deverá informar se reconhece ou não o desconto.

Se o desconto for negado, o cidadão poderá pedir o reembolso diretamente pelo aplicativo Meu INSS ou ligando para a Central 135 (funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h).

Na semana passada, o INSS havia notificado 27 milhões de segurados que não tiveram qualquer descontoestes não precisam tomar nenhuma ação.

Como consultar e solicitar reembolso

A partir de quarta-feira (14), será possível:

  • Ver os detalhes dos descontos no Meu INSS ou pela Central 135.

  • Solicitar o ressarcimento, caso não reconheça a cobrança.

A entidade responsável pelo desconto terá 15 dias úteis para comprovar que havia autorização ou devolver o valor ao INSS. Assim que o dinheiro for reembolsado, o INSS o deposita na conta do beneficiário.

Se a associação apresentar um comprovante de autorização, o segurado será informado. Mesmo assim, ele poderá contestar.

Segurança e prevenção de golpes

O INSS alerta:

  • Não envia mensagens de texto, e-mails ou faz ligações sobre esse assunto.

  • Toda comunicação será feita somente pelo aplicativo Meu INSS ou pela Central 135.

Quem desejar, pode ativar notificações no aplicativo para acompanhar tudo em tempo real.

Quando o dinheiro será devolvido?

Não um prazo fixo. O depósito será feito assim que a entidade responder ou ressarcir o INSS. O valor será creditado na mesma conta em que o benefício é recebido.

Foto: Reprodução/Google Imagens

Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.

Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.

Siga o #expressaobrasiliense no Instagram

Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.

Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.

Read Previous

IMUNIZAÇÃO CONTRA A GRIPE | DF já aplicou mais de 272 mil doses de vacina desde o início da campanha

error: A reprodução ou cópia deste conteúdo é proibida sem prévia autorização deste portal.