• 4 de novembro de 2025

Congresso deve votar nesta semana proposta de Fred Linhares que endurece penas para uso de drones pelo crime organizado

O Congresso Nacional deve votar ainda nesta semana o projeto de lei que endurece as penas para o uso de drones em ações criminosas no Brasil, em meio à escalada de violência com equipamentos aéreos não tripulados em operações de segurança pública.

A proposta é do deputado federal Fred Linhares (Republicanos-DF) e mira organizações criminosas que utilizam drones para tráfico de drogas, transporte ilegal de armas e ataques contra forças de segurança.

O texto altera o Estatuto do Desarmamento e a Lei Antidrogas, aumentando em 50% as penas para crimes cometidos com auxílio de drones — hoje variando de 2 a 15 anos de prisão.

A medida ganhou força após episódios recentes, como a utilização de drones por facções no Rio de Janeiro para lançar granadas contra policiais e para entregar drogas em presídios.

“Traficante usando drone com explosivo pra atacar policial? No meu país, não!”, declarou Linhares em suas redes sociais. “Se quer tecnologia de guerra, vai ter pena de guerra também.”

Uso de drones pelo crime preocupa autoridades de segurança

Segundo especialistas, o avanço do crime organizado no uso de tecnologia inaugura uma nova fase dos confrontos urbanos.

“O campo de batalha mudou, agora vai se disputar o céu”, afirmam analistas de segurança pública, destacando a crescente sofisticação de facções, inspirada em táticas de guerra utilizadas em conflitos internacionais.

Relatórios recentes reforçam o clima de urgência: o Brasil registrou mais de 45 mil homicídios em 2024, e pesquisa Datafolha aponta que quase 1 em cada 5 brasileiros vive sob influência de facções ou milícias. Segurança pública voltou a ser a maior preocupação do país, superando a economia.

Expectativa de votação ainda nesta semana

Para o governo e parlamentares alinhados ao tema, o PL representa uma resposta necessária e imediata ao avanço tecnológico do crime organizado.

A expectativa é de que o texto seja apreciado no plenário da Câmara dos Deputados ainda nesta semana, como parte de uma agenda de reforço à segurança pública.

A aprovação da proposta pode significar um marco no enfrentamento ao crime de alto impacto e no controle do uso ilícito de drones no território nacional.

Foto: Reprodução/Google Imagens 


Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.

Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.

Siga o #expressaobrasiliense no Instagram

Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.

Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.

Read Previous

Prêmio Sesc de Cultura 2025: Inscrições estão abertas até o dia 12 de novembro

error: A reprodução ou cópia deste conteúdo é proibida sem prévia autorização deste portal.