A conta de luz ficará mais cara a partir de hoje, 1º de agosto. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou a bandeira tarifária vermelha patamar 2 para o mês. Isso significa que os consumidores de energia elétrica terão custo adicional de R$7,87 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.
De acordo com a Aneel, a mudança de bandeira ocorre em razão do baixo nível das chuvas, que diminui o reservatório das hidrelétricas e leva ao acionamento das termelétricas, que são mais caras.
O sistema de bandeiras tarifárias foi criado em 2015. O mecanismo indica aos consumidores os custos da geração de energia no País e tem a finalidade de atenuar os impactos nos orçamentos das distribuidoras de energia. São três bandeiras: verde, amarela e vermelha.
No caso da bandeira verde, ela indica que não é necessário acrescentar cobranças adicionais. O acionamento da amarela e da vermelha dependem dos recursos hídricos disponíveis, já que a principal matriz energética brasileira advém das hidrelétricas.
Como economizar na conta de luz?
Com a energia mais cara, a saída é adotar medidas para economizar na conta de luz e fazer uso consciente da energia, segundo recomendação da própria Aneel.
Segundo a Enel, a concessionária que abastece grande parte da região metropolitana de São Paulo, o uso do chuveiro elétrico é o que mais consome energia em uma residência. Uma recomendação é deixar a temperatura do aparelho na função verão, que gasta menos energia do que a função inverno.
Com informações do Terra
Foto: Marcello Casal Jr./Ag. Brasil
Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.
Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.
Siga o #expressaobrasiliense no Instagram.
Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.
Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.