O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou, no sábado (15), um alerta vermelho de tempo severo para as regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste. O aviso aponta chuva forte, tempestades e rajadas de vento acima de 100 km/h a partir de domingo (16). A região Oeste de Santa Catarina deve ser a área mais afetada pelo temporal.
Segundo o Inmet, uma nova frente fria, associada à formação de um ciclone extratropical próximo à foz do Rio da Prata, deve chegar ao Rio Grande do Sul na madrugada. Trata-se de uma frente fria intensa para o período, capaz de gerar forte instabilidade ao avançar para os estados do Centro-Oeste e Sudeste.
Até segunda-feira (17), estão previstas pancadas de chuva, trovoadas, queda de granizo e ventos que podem superar 100 km/h.
Por causa das condições severas, o Inmet emitiu um aviso vermelho de grande perigo para áreas do Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Também não estão descartados outros fenômenos meteorológicos severos, como tornados e downbursts, especialmente no sul e oeste do Rio Grande do Sul, no oeste do Paraná, em Santa Catarina e no sul do Mato Grosso do Sul.
A seguir, a cronologia prevista para as áreas com maior risco de tempo severo, associadas à incursão do sistema frontal que se inicia em 16 de novembro de 2025.
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.
Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.
Siga o #expressaobrasiliense no Instagram.
Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.
Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.












