• 29 de abril de 2026

Por unanimidade, José Aparecido Freire é reeleito presidente da Fecomércio-DF

O presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, foi reeleito na manhã desta quarta-feira (29) para comandar a entidade por mais quatro anos. A votação ocorreu na sede da federação, no Distrito Federal, e contou com a participação de 24 representantes de sindicatos empresariais, que aprovaram, por unanimidade, a recondução do dirigente ao cargo.

José Aparecido já havia assumido a presidência em 2021, em mandato tampão, sendo posteriormente eleito para o período regular em 2022. Com a nova eleição, ele também permanece à frente dos Conselhos Regionais do Sesc-DF e do Senac-DF, ampliando sua influência na gestão do sistema que representa o setor produtivo local.

A eleição teve chapa única, encabeçada por Aparecido, sem concorrência. A composição da diretoria segue inalterada, com Sebastião Abritta como 1º vice-presidente, Álvaro Silveira Junior como 2º e Ovídio Maia como 3º vice-presidente.

Ao comentar a reeleição, José Aparecido destacou o compromisso com o fortalecimento do ambiente de negócios no Distrito Federal. Segundo ele, a continuidade da gestão permitirá avançar em projetos estruturantes voltados ao desenvolvimento econômico, geração de empregos e ampliação de oportunidades no setor de comércio, serviços e turismo.

Atualmente, o Sistema Fecomércio-DF representa cerca de 277 mil empresas no Distrito Federal. O setor é responsável por 95,4% do Produto Interno Bruto (PIB) local e por mais de 87% dos empregos formais, o que equivale a aproximadamente 931 mil trabalhadores.

Nos últimos cinco anos, a gestão foi marcada por ações voltadas à eficiência administrativa, modernização da estrutura e expansão dos serviços oferecidos pelas entidades que compõem o sistema: Fecomércio-DF, Sesc-DF, Senac-DF e Instituto Fecomércio-DF.

Entre os avanços destacados na federação estão iniciativas em parceria com o poder público para revitalização do Setor Comercial Sul (SCS), além da atualização de marcos regulatórios importantes para o DF, como o PPCUB, o PDOT e a LUOS. Para o novo mandato, uma das prioridades será a criação de um Polo de Tecnologia e Inovação no SCS, além do avanço do projeto de distritos criativos na capital.

No Sesc-DF, a gestão eliminou gastos com aluguel e ampliou significativamente o número de atendidos, que hoje chega a cerca de 430 mil pessoas. Já o Senac-DF expandiu sua rede de unidades e fortaleceu a formação profissional, com destaque para a qualificação de estudantes da rede pública.

O Instituto Fecomércio-DF também registrou crescimento, especialmente após sair do Cadin, o que permitiu ampliar programas como Jovem Aprendiz e Estágio, responsáveis por mais de 21 mil inserções no mercado de trabalho nos últimos quatro anos.

Natural de Corumbá de Goiás, José Aparecido Freire é empresário do setor de papelarias e livrarias há mais de três décadas. Ele também ocupa a vice-presidência da Confederação Nacional do Comércio (CNC) e preside o Sindipel-DF desde 2001. Em 2024, recebeu o título de cidadão honorário de Brasília pela Câmara Legislativa do DF.

Foto: Divulgação/Fecomércio-DF


Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.

Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.

Siga o #expressaobrasiliense no Instagram

Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.

Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.

Read Previous

Menos impacto na economia: Celina envia à CLDF projeto para aderir programa nacional que reduz preço do diesel

Read Next

Supercopa Capital Sub-17 terá Belgrano como primeiro clube estrangeiro da história

error: A reprodução ou cópia deste conteúdo é proibida sem prévia autorização deste portal.