As tarifas do transporte público semiurbano do Entorno do Distrito Federal podem sofrer reajuste de 2,91% já a partir desta sexta-feira (22). O aumento havia sido suspenso em fevereiro pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), por meio da Deliberação nº 86/2025, atendendo a um pedido do Ministério dos Transportes, mas o prazo de seis meses da medida chega ao fim nesta semana.
A suspensão do reajuste tinha como objetivo dar tempo para a criação de um Consórcio Interfederativo, reunindo União, Governo de Goiás e Governo do Distrito Federal, para gerir de forma integrada o transporte semiurbano do Entorno. A proposta também previa subsídios às passagens, integração tarifária, bilhete único e investimentos em infraestrutura como BRTs, terminais e estações.
Segundo a proposta apresentada por Goiás e DF ao governo federal, o modelo de gestão compartilhada prevê que cada ente federativo arque com 1/3 dos custos. A ideia é reduzir tarifas, equilibrar contratos e melhorar a mobilidade da região, que enfrenta superlotação, precariedade no serviço e tarifas elevadas.
Apesar das tratativas, até o momento o consórcio ainda não saiu do papel. O GDF defende que a ANTT prorrogue novamente a suspensão do aumento, evitando o reajuste imediato e permitindo a conclusão das negociações para a criação do consórcio.
Se não houver nova decisão da agência, o aumento de 2,91% começa a valer já nesta sexta-feira (22), impactando milhares de trabalhadores que dependem diariamente do transporte entre as cidades do Entorno e o Distrito Federal.
Foto: Divulgação/Ag. Brasília
Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.
Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.
Siga o #expressaobrasiliense no Instagram.
Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.
Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.