3 em cada 4 domicílios no país têm internet e mais de 90% dos brasileiros possuem celular, segundo o IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, na quinta-feira (20), os dados da Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios (PNAD) 2017 referentes ao uso da tecnologia. O levantamento aponta que de cada quatro domicílios no Brasil, três possuem acesso à internet. O órgão mediu a evolução de 2016 para 2017.

A PNAD Contínua TIC 2017, é a pesquisa domiciliar do IBGE que investiga o acesso à Internet e à televisão, além da posse de telefone celular para uso pessoal.

O país, atualmente, tem mais de 70 milhões de domicílios. Desses, a internet está presente em 74,9%. Outra informação relevante é que o uso de telefone fixo residencial está cada vez mais diminuindo. Pouco mais de 30%, ainda possui uma linha de telefone fixo.

A PNAD também revela que a presença do celular aumentou, chegando a 93,2% dos domicílios. 97% das pessoas acessam à internet por meio do celular. Houve crescimento também nos números de pessoas que acessam à internet pela TV. Por outro lado, o percentual de pessoas que utilizaram microcomputador como via de acesso à Internet caiu de 63,7% para 56,6%.

De acordo com o levantamento do IBGE, enviar ou receber mensagens de texto, voz ou imagens por aplicativos
diferentes de e-mail foi a finalidade de acesso à rede indicada por 95,5% dos usuários da Internet. Já conversar por chamada de voz ou vídeo foi a finalidade que apresentou o maior aumento de 2016 (73,3%) para 2017 (83,8%).

Os números da PNAD da tecnologia mostram que cada vez mais o brasileiro está integrado aos recursos tecnológicos. Em síntese, o uso da internet e seus meios de acesso estão passando a fazer parte do nosso dia a dia. Pode-se afirmar que num curto espaço de tempo, seremos uma nação quase que completamente digital. É esperar para ver.

Da Redação com informações do site do IBGE

Foto: Google Imagens

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s