O Governo do Distrito Federal (GDF) e o Governo de Goiás seguem trabalhando juntos com o objetivo de dar um passo decisivo para solucionar o crônico problema do transporte público na região do Entorno do DF, que se arrasta há anos. Entretanto, o governo Lula tem sinalizado que não há interesse em colaborar.
Entre as soluções previstas para melhorar a administração do sistema de transporte público do Entorno está a criação de um Consórcio Interfederativo, envolvendo o governo federal, o GDF e o Governo de Goiás.
O documento com o Protocolo de Intenções para a criação do consórcio foi encaminhado ao Ministério dos Transportes e à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) no dia 25 de junho.
Embora os dois órgãos tenham confirmado o recebimento do documento, até o momento não houve nenhuma manifestação por parte do governo federal demonstrando interesse em unir forças para amenizar os transtornos que os passageiros das cidades do Entorno enfrentam diariamente — como ônibus sucateados, sujos, falta de segurança, entre outros problemas recorrentes durante as viagens.
A proposta de criação do Consórcio Interfederativo busca integrar União, DF e Goiás em um modelo de gestão conjunta, capaz de garantir mais eficiência, estabilidade e qualidade no transporte coletivo semiurbano interestadual, que diariamente leva milhares de moradores das cidades do Entorno até Brasília.
Segundo Cristian Viana, secretário do Entorno do DF, o movimento representa um marco histórico na busca por soluções definitivas para o transporte público das cidades circunvizinhas à capital federal.
“Esse protocolo é fruto de um esforço coletivo, mas que exige liderança firme e propositiva. Estamos construindo uma solução duradoura para a mobilidade do Entorno, que só será possível com a integração entre os três níveis de governo”, destacou.
Enquanto aguardam o posicionamento do governo Lula, DF e Goiás permanecem alinhados e reafirmam o compromisso de transformar o consórcio em realidade, trazendo mais dignidade e melhorias diretas para a população que depende do transporte público todos os dias.
Foto: Divulgação
Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.
Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.
Siga o #expressaobrasiliense no Instagram.
Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.
Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.