Após anunciar que assumiria o comando da pasta da Saúde do seu governo, Ibaneis Rocha, do MDB, optou, nesta sexta (27), por manter o secretário adjunto de Gestão em Saúde no cargo, tornando sem efeito sua exoneração que havia sido publicada mais cedo, e o designou para responder interinamente pela Secretaria de Saúde do DF.
De acordo com o Diário Oficial do DF, Artur Brito vai responder pela Secretaria de Saúde sem receber a mais pelo exercício da função.
Brito assume o lugar do antigo chefe, Osnei Okumoto, que voltará para a presidência da Fundação Hemocentro.
Nos bastidores, a saída de Okumoto foi muito comentada. Várias teorias conspiratórias circularam em grupos de aplicativos de conversa desde que a notícia de sua exoneração veio à tona.
O próprio governador anunciou que ele iria gerenciar a pasta até encontrar alguém para o cargo. A Secretaria de Saúde sempre foi um órgão do GDF difícil de administrar e, além da necessidade de uma gestão eficaz, quem assume o comando da área tem que lidar com as sabotagens de servidores e líderes sindicais que estão sempre defendendo seus interesses.
Ibaneis deve estar à procura de alguém que aceite encarar o desafio de arrumar a pasta e execute um bom trabalho no enfrentamento à Covid.
Por José Fernando Vilela
Foto: Reprodução/Google Imagens