Com a proximidade do Natal e das festas de fim de ano, o setor de comércio e serviços do Distrito Federal vive a expectativa de aumentar as vendas durante o período e encerrar 2024 com números positivos. É o que aponta o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF), José Aparecido Costa Freire, que conversou com o Expressão Brasiliense, nesta quinta-feira (19).
Para o dirigente, de acordo com o levantamento realizado pela entidade, o setor deve movimentar quase R$ 1 bilhão em vendas e empregar mais de 3,7 mil pessoas por meio de contratações temporárias.
“Hoje, praticamente todas essas vagas já foram preenchidas e as pessoas estão trabalhando. A nossa estimativa é que cerca de 10% desses empregos temporários se transformem em contratações definitivas”, afirmou José Aparecido.
Um dos segmentos que mais cresce na capital federal é o da beleza e estética. Segundo o presidente da Fecomércio-DF, o cadastro da instituição revela que há mais empresas nesse setor do que no de bares e restaurantes.
“Esse é um fenômeno que está acontecendo em todo o País. As pessoas vêm aumentando os cuidados com a saúde, o que reflete diretamente nesse segmento”, ponderou o dirigente.
Defesa do Fundo Constitucional
Outro ponto abordado durante a conversa foi a proposta do governo federal de mudar a fórmula do cálculo do reajuste anual dos recursos repassados ao GDF pela União por meio do Fundo Constitucional do DF (FCDF).
Na visão de José Aparecido, o FCDF “tem que ser mantido”. Ele questiona o motivo da mudança. “Essa fórmula do cálculo precisa mudar por quê? A fórmula atual varia de acordo com a arrecadação do governo federal. Se durante o ano o governo arrecadar menos, obviamente o repasse será menor. Do jeito que é feito hoje, é o mais correto. Não tem por que realizar esse cálculo considerando a inflação, o IPCA, que é o que eles querem”, enfatizou.
Perspectivas para 2025
José Aparecido Costa Freire também falou sobre os rumos do Sistema Fecomércio do DF para 2025. Ele mencionou que projetos e programas que obtiveram êxito neste ano serão mantidos.
O dirigente garantiu que as entidades vinculadas a Fecomércio-DF continuarão levando os serviços oferecidos pelo Sesc e Senac para a população mais carente da capital federal.
“Vamos continuar com nossos projetos que atendem à população das mais diversas regiões do DF. Em 2025, vamos prosseguir realizando shows com artistas renomados nas cidades, vamos levar o projeto Fecomércio Mais Perto de Todos para outras regiões administrativas e abrir novas unidades do Sesc e Senac no nosso quadradinho”, assegurou o presidente.
Desde que assumiu a direção da Fecomércio-DF, José Aparecido deu uma nova cara à entidade. Hoje, os serviços oferecidos pelo Sistema Fecomércio passaram a ser referência para o setor empresarial, bem como para a população brasiliense, especialmente para as famílias mais carentes.
Foto: Divulgação
Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.
Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.
Siga o #expressaobrasiliense no Instagram.
Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.
Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.