Na noite de segunda-feira (03), em uma cerimônia prestigiada por autoridades dos Três Poderes, pela OAB Nacional e representantes da sociedade civil, a nova diretoria da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) tomou posse para o triênio 2025–2027 no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.
O evento, marcado por discursos de gratidão, compromisso e defesa das prerrogativas da advocacia, reuniu os 443 advogados e advogadas que representarão a classe no Sistema OAB, atuando na Seccional, na Caixa de Assistência dos Advogados (CAADF), no Clube da Advocacia, na Escola Superior de Advocacia (ESA), na Fundação de Assistência Jurídica (FAJ), nas subseções e no Conselho Federal.
A solenidade, que foi prestigiada por aproximadamente 3 mil pessoas, entre advogados, familiares e convidados, destacou a importância da união e da continuidade de uma gestão voltada para a defesa da advocacia e o fortalecimento da cidadania, e contou com a presença do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, que ressaltou a relevância da OAB/DF para o desenvolvimento da capital.
“Sinto-me na obrigação de valorizar uma posse da Ordem, especialmente de uma diretoria eleita de forma democrática. Tenho certeza de que o Paulo, pelo histórico e pela vivência que possui dentro da OAB, será um grande presidente e contribuirá muito para o Distrito Federal. Já temos uma parceria com o governo, como no caso do pagamento dos advogados dativos, e queremos fortalecê-la ainda mais, agilizando a movimentação processual”, afirmou.
Compromisso com a advocacia e a sociedade
Em seu discurso de posse, o presidente da OAB/DF, Paulo Maurício Siqueira, destacou o papel da instituição na defesa da sociedade civil e das prerrogativas da advocacia. “Representamos uma imensa massa de profissionais que lutam diariamente pela justiça em nossa unidade da federação. Esta posse, mais do que um motivo de regozijo pessoal, é a demonstração de que a Ordem dos Advogados do Brasil é a maior entidade da sociedade civil do país. Assumo a presidência da OAB/DF para o triênio 2025-2027 com honra e um profundo senso de responsabilidade. Neste momento solene, reafirmamos o compromisso de continuar transformando a advocacia brasiliense por meio de uma gestão eficiente, inovadora e voltada para a prestação de serviços de excelência. Quero cumprimentar a grande homenageada desta noite: a advocacia do Distrito Federal”, declarou
O diretor tesoureiro do Conselho Federal da OAB (CFOAB) e ex-presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Jr., manifestou gratidão pelo ciclo que se encerra e otimismo em relação à nova gestão. “Desejo que venham três anos de muita alegria, sucesso e defesa da advocacia e da sociedade. Estamos aqui, acima de tudo, para agradecer, e fica a minha gratidão. Agora, no Conselho Federal, vocês continuarão a ter um Délio grato e leal a vocês, aos nossos propósitos, ideias e tudo aquilo que nós pregamos ao longo dos seis anos de gestão”, destacou.
Voz ativa na defesa das prerrogativas
Durante a solenidade, advogados presentes realizaram um ato de protesto contra a Resolução nº 591/2024 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que determina a apresentação de sustentações orais por meio de vídeos gravados. O movimento foi liderado por Délio, que conduziu o coro dos presentes entoando: “Vídeo gravado não é sustentação oral.”
Com informações da OAB/DF
Foto: Divulgação/OAB-DF
Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.
Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.
Siga o #expressaobrasiliense no Instagram.
Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.
Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.