A nova pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (12), revela que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é desaprovado por metade da população brasileira. Segundo o levantamento, 50% dos entrevistados desaprovam a atual gestão, enquanto 47% aprovam o trabalho do petista.
Comparando com os dados de outubro, houve uma oscilação negativa para Lula. No mês anterior, 49% desaprovavam e 48% aprovavam o governo.
Avaliação do governo Lula
De acordo com o levantamento, 38% dos brasileiros consideram o governo Lula negativo, enquanto 31% o avaliam como positivo. Outros 28% classificam a gestão como regular.
Em relação à imagem pessoal do presidente, 49% acreditam que Lula não é bem intencionado, enquanto 44% afirmam que ele tem boas intenções.
Promessas e percepção pública
A pesquisa também mostra que 63% da população acredita que Lula não está cumprindo as promessas de campanha, enquanto 32% acham que o governo vem cumprindo o que prometeu.
Quando o assunto é a cobertura da imprensa, 46% dos brasileiros dizem ver mais notícias negativas sobre Lula, 29% relatam ver mais notícias positivas, e 22% afirmam não acompanhar informações sobre o presidente.
Onde os brasileiros se informam sobre política
Os dados da Genial/Quaest apontam que 39% dos brasileiros se informam pela televisão, 35% pelas redes sociais e 11% por sites, blogs e portais de notícias. Outros 4% afirmaram não se informar por nenhum meio.
Direção do país
O levantamento ainda indica que 58% dos entrevistados acreditam que o Brasil está indo na direção errada, enquanto 34% dizem que o país segue o caminho certo. Outros 8% não souberam ou preferiram não responder.
Metodologia da pesquisa Genial/Quaest
A pesquisa Genial/Quaest foi realizada entre os dias 6 e 9 de novembro de 2025, com 2.004 brasileiros de 16 anos ou mais. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.
Foto: Reprodução/Google Imagens
Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.
Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.
Siga o #expressaobrasiliense no Instagram.
Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.
Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.












