Cumprindo o que prometeu durante a última reunião da bancada de parlamentares do Distrito Federal, na última sexta-feira (11/10), no Senado Federal, o senador Izalci Lucas (PSDB-DF), coordenador do grupo de parlamentares, esteve nesta segunda-feira (14/10) com o governador Ibaneis Rocha e o presidente da República, Jair Bolsonaro, para entregar uma proposta de reajuste salarial apresentada por entidades representativas de policiais militares e bombeiros do DF.
O texto expõe os motivos pelos quais os policiais e bombeiros militares precisam da recomposição salarial. As duas corporações não recebem reajuste desde 2015. Diante da proposta do governo federal, por meio do projeto de lei 1645/2019, que aumenta a alíquota da pensão dos militares e provoca a redução de até 13,5% na remuneração de ativos e pensionistas da PMDF e CBMDF, os PMs e bombeiros querem compensar as perdas.
Além do pedido de reajuste salarial, Ibaneis e Bolsonaro também receberam outro documento com um levantamento feito pelas entidades representativas com informações sobre o impacto no orçamento financeiro em relação ao aumento e uma minuta da medida provisória que trata do tema.
Confira os documentos entregues pelo senador Izalci Lucas para o governador Ibaneis Rocha e o presidente Jair Bolsonaro:
Para o senador Izalci Lucas, tanto Ibaneis Rocha como Bolsonaro foram bem receptivos à proposta apresentada. A bancada do DF quer sensibilizar o governo federal, que é quem mantém financeiramente a PCDF, PMDF e Corpo de Bombeiros, por meio do FCDF, e o GDF para atender o pleito das três categorias.
O parlamentar disse que sem o apoio das entidades representativas dos PMs e bombeiros, além dos deputados e senadores de toda a bancada do DF, essa luta não teria êxito.
“Quero agradecer muito a participação de todas as associações nas reuniões que fizemos com a bancada. Agradeço colaboração de toda a bancada. Houve um comprometimento de todos. Foi um prazer trabalhar com todos na defesa dessa proposta”, enfatizou o parlamentar.
Assista o depoimento do senador após entregar o documento para o governador Ibaneis Rocha:
(Com informações da Ascom do senador Izalci Lucas)