• 19 de abril de 2024

Hacker preso pela PF era filiado ao DEM e queria vender material para o PT

Em depoimento prestado nesta quarta-feira (24) o DJ Gustavo Henrique Elias Santos, preso pela Polícia Federal durante a operação Spoofing, disse que seu amigo e parceiro de crime, Walter Delgatti Neto, queria vender as mensagens capturadas de aplicativos do celular do ministro da Justiça, Sérgio Moro, e outras autoridades, para o Partido dos Trabalhadores – PT. Porém, o DJ não souber dizer se Delgatti concretizou a venda para o partido. Walter é filiado ao DEM desde 2007.

O advogado do DJ Gustavo, Ariovaldo Moreira, concedeu uma entrevista após o depoimento de seu cliente e confirmou a versão do hacker. “Ele (Walter) falou (para o Gustavo) : “Minha ideia é vender para o Partido dos Trabalhadores”, disse o advogado. Ariovaldo também revelou que Gustavo não sabe dizer se foi o próprio Walter que invadiu os celulares para obter as mensagens e se as mesmas foram repassadas para outras pessoas gratuitamente.

Publicidade

O depoimento de Santos reforça a suspeita de que foi Delgatti quem invadiu os aplicativos de Moro e outros. O DJ declarou que não teve nenhum envolvimento com a invasão dos celulares e que apenas teve conhecimento da prática realizada por Walter Delgatti.

A namorada de Gustavo, Suelen Priscila de Oliveira, negou qualquer envolvimento com o caso. Sobre os relatórios do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) que apresentam uma movimentação de R$ 200 mil nos últimos meses numa conta de Suelen, o advogado do casal declarou que se trata de operações realizadas pelo DJ referentes a transações com bitcoins e que poderá ser provado a legalidade das movimentações.

Em nota, divulgada no fim da noite de quarta-feira, o PT afirmou que o inquérito que apura a invasão do celular do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro se tornou uma armação contra o partido. O texto afirma ainda, que as investigações da PF “confirmam a autenticidade das conversas ilegais e escandalosas que Moro tentou desqualificar nas últimas semanas.”

“É criminosa a tentativa de envolver o PT num caso em que é Moro que tem de explicar e em que o maior implicado é filiado ao DEM”, diz outro trecho da nota do PT.

Vamos aguardar por mais informações.

Da Redação com informações adaptadas do G1

Expressão Brasiliense

Read Previous

GDF permite o pagamento de impostos no cartão

Read Next

Celular de Bolsonaro foi alvo da ação de hackers