Na manhã desta terça-feira (25), o então secretário de Saúde do DF, Francisco Araújo, e outras autoridades do primeiro escalão da Secretaria de Saúde (SES/DF), foram presos preventivamente e o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), decidiu afastá-los do comando do órgão e nomeou Osnei Okumoto, que já foi secretário e é o diretor-presidente da Fundação Hemocentro Brasília, para responder pela pasta interinamente.
Por meio de nota oficial, o governador do DF lamentou a ocorrência da Operação Falso Negativo realizada pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e disse que o GDF sempre esteve à disposição das autoridades para esclarecer quaisquer fatos, mas que diante da atual circunstância não lhe restava outra alternativa a não ser afastar os acusados e não paralisar os serviços prestados pela SES/DF à população.
Veja abaixo a nota:
O afastamento dos acusados foi confirmada em edição extra do Diário Oficial do DF desta terça, bem como a condução de Osnei para voltar a comandar os trabalhos da SES/DF. Em março deste ano, Okumoto deixou o cargo de secretário por motivos familiares, mas continuou ajudando o governo Ibaneis no Hemocentro.
Veja abaixo o decreto do governador Ibaneis Rocha
O MPDFT investiga supostas irregularidades na Secretaria de Saúde do DF. Ibaneis, inclusive, declarou sua irrestrita confiança no Poder Judiciário Local.
Da Redação