• 22 de novembro de 2024

ENCHENTES NA BAHIA | Bolsonaro dispensa ajuda humanitária da Argentina aos baianos

O governo da Bahia informou na noite de quarta-feira, dia 29, que o governo Jair Bolsonaro dispensou uma oferta de ajuda humanitária da Argentina para vítimas das enchentes no Estado.

Segundo o governo baiano, o consulado argentino, que havia oferecido auxílio material, comunicou nesta noite que o Itamaraty rechaçou a ajuda.

Por meio diplomático, o governo Alberto Fernández ofereceu o envio de uma missão internacional com dez profissionais especializados nas áreas de logística, água, saneamento e apoio psicossocial para vítimas de desastres naturais.

O governador Rui Costa (PT) cobrou celeridade na autorização da missão proposta pela Casa Rosada.

Em nota, o governo da Bahia reproduziu trechos de um ofício enviado pelo Ministério das Relações Exteriores às representações diplomáticas da Argentina no Brasil. O Itamaraty disse que o governo federal enfrenta o desastre “com a mobilização interna de todos os recursos financeiros e de pessoal necessários”.

Também disse que “na hipótese de agravamento da situação, requerendo-se necessidades suplementares de assistência, o governo brasileiro poderá vir a aceitar a oferta argentina de apoio da Comissão dos Capacetes Brancos, cujos trabalhos são amplamente reconhecidos”.

“Colocamos à disposição do governo federal e do governador da Bahia desinfectantes, potabilizadores de água e também profissionais especializados na sua utilização, na montagem de abrigos do ACNUR, em logística de doações e contenção psicossocial”, escreveu o embaixador argentino em Brasília.

A chancelaria argentina disse que enviou a oferta à Agência Brasileira de Cooperação (ABC), ao Itamaraty e ao Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres.

(Agência Estadão Conteúdo)

Foto: Divulgação/Ag. Reuters

Read Previous

‘POUCA VERBA’ | Governador da Bahia reclama dos recursos liberados para recuperar o estado após enchentes que atinge mais de 110 municípios

Read Next

ANO LETIVO 2022 | Novos professores contratados por Ibaneis vão passar por oficina de iniciação