• 30 de abril de 2024

ELEIÇÕES 2022 | DEM e PSL saem de cena para criar o União Brasil

O tão comentado novo partido que surgirá por meio da fusão do DEM e PSL já tem um nome e número. As cúpulas dos dois partidos decidiram pelo nome União Brasil e vai utilizar o número 44 nas urnas, que antes pertencia ao extinto PRP – Partido Republicano Progressista.

No próximo dia 6 de outubro, as duas legendas se reúnem em convenção nacional conjunta para bater o martelo e anunciar a criação do novo partido.

Após a aprovação da fusão é que se dará início ao processo de criação do União Brasil junto a Justiça Eleitoral.

Com a fusão das siglas, é possível que o novo partido se torne a maior bancada de parlamentares do Congresso. No entanto, os comentários nos corredores do parlamento dão como certa a saída de deputados bolsonaristas contrários a fusão.

O novo partido surge com uma estrutura invejável do ponto de vista político e econômico. O União Brasil será a legenda que terá a maior fatia dos recursos do “Fundão” e tempo de rádio e TV.

Entre os objetivos do novo partido é ter candidato próprio à presidência em 2022 ou apoiar outro nome que não seja Jair Bolsonaro, sem partido.

O União Brasil deverá ser presidido pelo deputado Luciano Bivar, atual presidente do PSL, e terá o ex-prefeito de Salvador e presidente do DEM, ACM Neto, como secretário-geral.

COMANDO NO DF

Aqui pela capital, o União Brasil será comandado pelo advogado Manoel Arruda, que preside atualmente o PSL, e já comemorou a revelação do nome e do número da nova legenda pelas redes sociais.

Foto: Reprodução/Google Imagens

José Fernando Vilela

José Fernando Vilela é jornalista com especialização em marketing político e eleitoral e trabalhou em diversos órgãos públicos (GDF/CLDF/Câmara/Senado), partidos políticos, parlamentares e iniciativa privada. É editor-chefe, analista político e colunista do portal Expressão Brasiliense. É presidente da ABBP - Associação Brasileira de Portais de Notícias - desde 2021.

Read Previous

TAXA DE DESOCUPAÇÃO | IBGE registra que desemprego caiu para 13,7% em julho

Read Next

ELEIÇÕES OAB/DF | Guilherme Campelo quer reduzir taxa de anuidade pela metade e promete dar um choque de gestão na entidade