Por volta das 19h desta segunda-feira (1º/2), o senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG) foi declarado eleito para presidir o Senado Federal para o biênio 2021/2022. Rodrigo recebeu 57 votos dos 78 senadores que votaram no pleito. Simone Tebet (MDB-MS) conquistou os votos de 21 de seus colegas.
Veja também
Com a eleição de Rodrigo Pacheco, o Democratas (antigo PFL) segue no comando dos trabalhos do Senado. O MDB e o DEM são os únicos partidos que ocuparam a presidência da Casa, o que já é visto como uma tradição.
Ao encerrar a votação e declarar a vitória do novo presidente, Davi Alcolumbre (DEM-AP) se despediu de seus colegas e convidou Rodrigo Pacheco para ocupar uma das cadeiras mais cobiçadas da política brasileira.
Pacheco se comprometeu a dar voz ao colégio de líderes e reforçou a importância da participação feminina nas decisões do Senado. Ele ainda ressaltou que cumprirá a missão de fiscalizar o Executivo e promover uma atuação com independência em relação aos outros poderes.
“São muitos os compromissos porque são muitas as responsabilidades”, enfatizou aos senadores o novo presidente.
Rodrigo Pacheco fez questão de agradecer publicamente o apoio recebido de Davi Alcolumbre, que é considerado o grande articulador da eleição do colega de partido.
Por José Fernando Vilela
Fotos: Reprodução/Site do Senado Federal