• 4 de dezembro de 2024

CONTRARIANDO INTERESSES POLÍTICOS DE LULA | Ricardo Lewandowski defende Fundo Constitucional do DF em reunião com deputados da comissão de segurança

Durante sessão da Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados, na tarde de terça (3), o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, defendeu o Fundo Constitucional do DF (FCDF) que está sob ameaça após o governo Lula enviar proposta de lei que altera a metodologia do cálculo do reajuste anual do repasse feito pela União para o governo do Distrito Federal (GDF). 

Atualmente, o reajuste anual do FCDF é calculado com base na variação da receita corrente líquida (RCL) do governo federal. A proposta de Lula e sua turma é que o Fundo Constitucional passe a utilizar o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que, na maioria das vezes, é bem menor que o RCL e, por consequência, reduziria significativamente os recursos a serem repassados ao GDF já no primeiro ano da medida.

No encontro com os parlamentares, Lewandowski fez declarações importantes sobre o futuro da segurança pública no Brasil, abordando temas essenciais para o fortalecimento do sistema de segurança no país e destacou a relevância da autonomia da capital da República por meio do FCDF.

O ministro, que foi convidado para falar sobre a segurança pública nacional, demonstrou que está antenado no que está acontecendo no nosso quadradinho. Ao defender a manutenção da legislação vigente do FCDF, Ricardo Lewandowski contraria interesses políticos de Lula e sua turma, já que o objetivo final da medida é atingir diretamente a gestão do governo Ibaneis pensando nas eleições de 2026. 

Garantia de recursos para o DF

O Fundo Constitucional do DF, que foi criado para financiar a segurança pública, saúde e educação no DF, é uma peça chave no orçamento da região. Lewandowski ressaltou a importância de garantir que esses recursos continuem a ser direcionados da forma que está para que o GDF possa atender às necessidades da população local. 

O FCDF é a principal fonte de financiamento da segurança pública no DF e o ministro se comprometeu a trabalhar para assegurar sua continuidade, bem como o seu fortalecimento. 

O gesto de Ricardo Lewandowski é um tapa de luva de pelica na cara do governo Lula que quer destruir Brasília por meio dessa medida. A atitude do ministro deixa o seu chefe em maus lençóis tendo em vista a enorme repercussão negativa da proposta encaminhada ao Congresso Nacional na última sexta-feira (29). 

Foto: Renato Araújo/Câmara dos Deputados

Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.

Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.

Siga o #expressaobrasiliense no Instagram.

Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.

Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.

Read Previous

AGÊNCIA DO TRABALHADOR | DF e região tem mais de 1,4 mil oportunidades de emprego nesta quarta (4)

Read Next

OPINIÃO | A covardia federal: Quando o ajuste fiscal penaliza as famílias e a dignidade do DF