Conforme prometido durante a campanha, o governador do DF, Ibaneis Rocha, do MDB, entregou, nesta quinta (17), a proposta de reajuste salarial de 18% para as forças de segurança da capital federal. O pedido de aumento à União foi recebido pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres.
Segundo o secretário de Segurança Pública do DF, que estava presente na reunião, Júlio Danilo, a meta do GDF é que esse aumento já comece a ser pago ainda no primeiro semestre de 2023. De acordo com as estimativas do governo local, o reajuste vai contemplar mais de 20 mil bombeiros e policiais civis e militares, além dos aposentados.
O governo Ibaneis vem desde 2019 trabalhando para conceder aumento para os agentes das forças de segurança do DF. Nesse ano, o GDF conseguiu um reajuste de 8%, mas foi só para os efetivos.
Neste ano, Ibaneis Rocha pediu ao governo federal um novo reajuste de 10%. Dessa vez, a solicitação de Ibaneis se quer foi analisada.
“Houve uma frustração em relação a isso. E assim que o governador se elegeu, decidiu pagar a recomposição de 18% de uma vez só. É o compromisso assumido em valorizar o efetivo que nós temos”, salienta o secretário.
As remunerações das forças de segurança do DF são pagas por meio de repasse feito pela União ao Fundo Constitucional para gastos com segurança, educação e saúde no DF.
Com informações da Agência Brasília
Foto: Renato Alves/Ag. Brasília