O Distrito Federal possui mais de 41 mil eleitores que deixaram de votar e também não justificaram a ausência às urnas nas três últimas eleições, incluindo cada um dos turnos de votação. O período corresponde ao segundo turno da eleição de 2018 e aos dois turnos da eleição de 2022.
A localidade com mais pessoas em situação irregular é a Ceilândia, que possui três cartórios eleitorais e mais de 8500 eleitores com títulos possíveis de cancelamento. Também é necessário registrar a existência de mais de 75 mil eleitores residentes no exterior e que podem ter o título cancelado caso não regularizem até o prazo estipulado pelo TSE.
Estas pessoas, caso não regularizem a situação até o dia 19 de maio, terão a sua inscrição junto à Justiça Eleitoral cancelada, isto é, ficarão sem título de eleitor. E, desta forma, ficarão impedidas de vários direitos civis como a emissão de identidade e de passaporte, de receber alguns benefícios sociais do governo federal, de se matricular em universidades públicas e de tomar posse em cargos públicos, por exemplo, além de não poderem votar nas próximas eleições.
A regra não se aplica aos menores de 18 anos, maiores de 70 anos, pessoas analfabetas ou pessoas com deficiência que comprovem dificuldade extrema para votar.
Como consultar e regularizar a situação?
Para consultar e, se necessário, regularizar a situação eleitoral, a pessoa deve acessar o Autoatendimento Eleitoral, no site do TREDF, ou o aplicativo e-Título, ou comparecer a qualquer cartório eleitoral do DF, no horário de 12h às 18h, de segunda a sexta-feira, apresentando obrigatoriamente um documento oficial com foto e, caso tenha, o título eleitoral ou e-Título, comprovantes de votação ou de justificativas eleitorais e, se for o caso, comprovante de pagamento de multa ou de dispensa de recolhimento.
Os endereços e os telefones de contato dos cartórios eleitorais também estão disponíveis no site oficial do TREDF, que ainda mantém o telefone 3048-4000 da sua Ouvidoria a disposição da população.
Com informações do TRE-DF
Foto: Divulgação/TRE-DF
Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.
Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.
Siga o #expressaobrasiliense no Instagram.
Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.
Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.