A Polícia Federal cumpre na manhã desta sexta-feira (18), por ordem do ministro do STF, Alexandre de Moraes, sete mandados de prisão preventiva contra o atual comandante-geral e oficiais da Polícia Militar do DF, que foram denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR), no âmbito do inquérito que investiga os atos antidemocráticos do dia 8 de janeiro deste ano.
De acordo com a denúncia apresentada pela PGR, esses oficiais e o atual comandante-geral da corporação, coronel Klepter Rosa Gonçalves, integravam a alta cúpula da PMDF no dia 8 de janeiro e foram supostamente omissos no desempenho de suas funções como representantes do Estado.
Além do coronel Klepter, que no dia 8 era subcomandante-geral, também foram denunciados: o ex-comandante-geral, coronel Fábio Augusto; o comandante de operações, coronel Jorge Naime, que já se encontra preso; o coronel Paulo José, que estava como substituto do comandante de operações; o chefe do 1º Comando de Policiamento Regional, coronel Marcelo Casimiro; e os oficiais major Flávio Alencar e tenente Rafael Martins, que atuaram no dia.
Conforme a denúncia da PGR, a alta cúpula da PMDF poderia ter agido para evitar os atos de vandalismos contra às sedes dos Três Poderes da República. O subprocurador-geral da República Carlos Frederico Santos acusa os oficiais de terem sido omissos no dia 8 de janeiro.
Com informações da PF
Foto: Divulgação/PF
Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.
Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.
Siga o #expressaobrasiliense no Instagram.
Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.
Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.