• 7 de setembro de 2024

ALIADO E VILÃO AO MESMO TEMPO | Jorge Vianna usa profissionais da enfermagem para favorecer seus interesses pessoais

A atuação do deputado distrital Jorge Vianna, do PSD, é bem contraditória e duvidosa. O parlamentar se declara representante dos profissionais de enfermagem do DF e também integra a base governista na Câmara Legislativa do DF. No meio político, muita gente avalia que essa condição de estar dos dois lados tem sido usada por ele para favorecer seus interesses pessoais.

O distrital, que é servidor da rede pública de saúde, vem sendo apontado como um dos principais mentores da greve dos técnicos e auxiliares que se iniciaria na segunda (17), mas foi suspensa por ordem do TJDFT. Jorge Vianna tem passagem pela entidade sindical que atua em defesa da categoria e exerce forte influência sobre seus dirigentes.

Nos bastidores, o movimento grevista é visto como uma tentativa de cacifar o deputado para que ele possa ter poder de barganha junto ao governo Ibaneis para supostamente apresentar as reivindicações dos profissionais da enfermagem. Porém, as notícias que chegam do Buriti apontam que as intenções do distrital são outras.

Recentemente, o distrital entrou em rota de conflito com o GDF. Ele é um dos signatários do requerimento que solicita a criação de uma CPI na CLDF para investigar a rede pública de saúde. Coincidentemente, Jorge Vianna é detentor de uma carrada de indicações na pasta que ele está propondo averiguar. Fontes governistas sustentam que o parlamentar quer na verdade ampliar a cota de aliados nos cargos de chefia e direção na área da saúde.

Em síntese, enquanto Jorge posa de bom moço e herói para seus colegas da saúde dizendo que está reivindicando isso e aquilo outro, o distrital se movimenta junto ao governo de acordo com suas conveniências. Dizem as más línguas que é um especialista no toma lá, dá cá.

Contudo, essas atitudes nada republicanas de Jorge Vianna já começam a ser percebidas pelos profissionais da enfermagem. Nos corredores dos hospitais e unidades de saúde, muitos servidores filiados à entidade sindical que o parlamentar faz parte questionam algumas de suas posições. Entre os deputados distritais, o jogo do colega está manjado. Tanto é que ele foi enquadrado pelos deputados do bloco partidário que ele coordena e foi obrigado a votar pela não instalação da CPI da saúde na reunião do colégio de líderes.

No último domingo, durante a transmissão de uma live em uma de suas redes sociais, o distrital foi confrontado por muita gente que estava assistindo. Alguns chegaram a publicar que o parlamentar já estava falando a língua do governo, insinuando que Jorge Vianna estaria traindo o movimento. Havia mais de 300 pessoas acompanhando.

Na CLDF, Jorge Vianna se comporta como se fosse um deputado independente. Típico de quem gosta de jogar para a plateia. Diante do balde de água fria que o TJDFT jogou nos seus planos de deflagrar a greve e emparedar o governador Ibaneis, resta saber qual vai ser a próxima armação do distrital tanto contra os profissionais da enfermagem quanto para o governo que o ajuda alocando seus colaboradores em sua estrutura, que lá na frente terão que correr atrás de votos para não perder a boquinha.

Oxalá os técnicos e auxiliares de enfermagem que estão sendo usados como massa de manobra do distrital despertem a tempo de deixar o ‘bode velho’, apelido dado por seus colegas da saúde, falando sozinho. Na atual conjuntura política, Jorge Vianna atua como aliado e vilão ao mesmo tempo.

Foto: Divulgação

Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.

Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.

Siga o #expressaobrasiliense no Instagram.

Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.

Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.

Read Previous

FUNDO DE CAMPANHA | TSE divulga divisão dos R$ 4,9 bilhões destinados para as eleições municipais deste ano

Read Next

DF SOCIAL | Novos beneficiários do programa têm até dia 26 para abrir conta