O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comunicou ao ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), o deputado Paulo Pimenta, que ele será demitido.
A decisão foi chancelada após uma conversa entre Lula e Pimenta na manhã desta terça-feira (7) no Palácio do Planalto.
A demissão de Pimenta já vinha sendo especulada nos bastidores do Planalto há algum tempo. De acordo com fontes palacianas, o ex-ministro não conseguiu entregar resultados satisfatórios sobre as ações do governo, e, nos corredores do Palácio, muitas pessoas atribuíram a ele a piora na avaliação de Lula entre os eleitores.
O ministro deixará o comando da Secom nesta quarta-feira (8) após o ato realizado pelo governo que marca os dois anos das manifestações do 8 de janeiro.
Ainda não se sabe se o parlamentar voltará para a Câmara dos Deputados ou será agraciado com outra função no governo federal. Nos bastidores, especula-se que ele possa ser aproveitado em ambas as situações.
Se retornar à Câmara, Paulo Pimenta poderá substituir o colega José Guimarães, do Ceará, no exercício da função de líder do governo. Como está de saída do núcleo duro do Planalto, há rumores de que o nome dele enfrenta resistência dentro do grupo de auxiliares mais próximos a Lula devido ao fraco desempenho do então ministro na Secom.
Outra hipótese seria remanejá-lo para a Secretaria-Geral da Presidência da República, atualmente ocupada por Márcio Macêdo.
Ao falar com alguns jornalistas, Paulo Pimenta não confirmou se continuará participando diretamente do governo, apenas disse que estava de saída da Secom.
O futuro do parlamentar ainda é incerto. Alguns colegas de Esplanada acreditam que a “pimenta” perdeu seu tempero, ficou sem ardência e sem sabor.
Vamos ver o que Sidônio Palmeira, o novo chefe da pasta, tem em mente para melhorar a imagem do governo Lula.
Quem sabe a “palmeira” dê bons frutos, já que a “pimenta” rendeu uma disenteria no povo.
Foto: Reprodução/Google Imagens
Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.
Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.
Siga o #expressaobrasiliense no Instagram.
Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.
Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.