• 14 de novembro de 2024

ELEIÇÕES OAB/DF | Proposta de Cléber Lopes de isentar anuidade da jovem advocacia demonstra falta de conhecimento das normas vigentes e é chamada de ‘conto do vigário’

Na tentativa de conquistar votos de jovens advogados que estão iniciando na carreira, o candidato que concorre à presidência da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) pela chapa 10, Cléber Lopes, está apelando para tudo, até mesmo ao famoso ‘conto do vigário’. É o que aponta o atual tesoureiro e candidato a secretário-geral pela chapa 01, Rafael Martins. 

Cléber Lopes vem divulgando vídeo nas redes sociais e em grupos de advogados em aplicativos de conversas que, caso se eleja presidente da OAB/DF, ele vai isentar a anuidade para os profissionais que têm menos de cinco anos de inscrição na instituição, que em sua maioria são jovens que estão começando a atuar. Essa parcela da categoria é denominada como jovem advocacia. 

Conforme explica Rafael Martins, a proposta do candidato da chapa 10 não passa de um ‘conto do vigário’, expressão utilizada para quando uma pessoa quer obter vantagem sobre outra ou apenas enganá-la, já que o Provimento 111, de 2006, que dispõe sobre a legalidade da remissão e isenção da anuidade, pelos conselhos seccionais, não permite esse tipo de ação que Cléber está anunciando como a boa nova para os jovens profissionais. 

A norma especifica em quais casos poderá ser concedida a isenção ou redução de valores da anuidade, contribuições, multas ou preços de serviços prestados pela OAB aos profissionais. A proposta de Cléber Lopes não se enquadra em nenhum dos requisitos.

“Bateu mesmo o desespero na oposição. Já vimos muita promessa absurda circulando por aí, mas a cara de pau não tem fim. Eles chamam de proposta. Mas o nome disso é “Conto do Vigário”. Mais que mentira, uma grande irresponsabilidade. Diminuir a anuidade da OAB/DF, nós já fizemos e por isso, hoje, temos a menor anuidade do Brasil”, destaca Rafael Martins nas redes sociais. 

Proposta virou chacota

Nos bastidores, a proposta de Cléber Lopes se tornou alvo de chacota entre os advogados. A campanha do criminalista tem falhado em várias estratégias e ações, o que diminui ainda mais as suas chances de vencer o pleito contra seu principal adversário Paulo Maurício, o Poli, na disputa pela presidência da OAB/DF, que segue como favorito conforme apontam as pesquisas realizadas até então.

“Na cabeça do doutor Cléber Lopes, a jovem advocacia ainda acredita em Papai Noel, usa fralda e chupa dedo. Totalmente despreparado”, comentou um advogado numa das postagens que circulam nas redes sociais sobre o assunto.

Ao propor a isenção da anuidade, Cléber Lopes evidencia ainda mais a sua falta de preparo e de conhecimento para assumir uma instituição como a OAB/DF. 

Foto: Reprodução/Google Imagens

Read Previous

DF MAIS SEGURO | Outubro registra o menor número de crimes contra a vida em 25 anos

Read Next

ATENTADO EM BRASÍLIA | Após explosões, Praça dos Três Poderes é isolada; uma pessoa foi encontrada morta