• 14 de novembro de 2024

ELEIÇÕES OAB/DF | Candidato ao Conselho da entidade pela chapa 10 e atual presidente da Subseção de Sobradinho é mais um do grupo de Cléber Lopes com problemas com a Justiça

Parece que um dos requisitos para integrar a chapa 10 liderada pelo criminalista Cléber Lopes, que concorre à presidência da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF), é que o indicado tenha problemas com a Justiça. Desta vez, o protagonista é o CANDIDATO AO CONSELHO DA CHAPA 10 e atual presidente da Subseção de Sobradinho, Arthur Gurgel Freire Santos. 

Um arquivo com documentos que revelam um acordo de não persecução penal em que Arthur é um dos contemplados pelo benefício criado recentemente para casos em que os envolvidos de um suposto crime reconhecem a culpa e cumprem algumas condições para não serem presos, vazou em grupos de aplicativos de conversas de advogados em Sobradinho. “Esse pessoal do Cléber é uma vergonha para a advocacia. É por isso que tem que ter coragem para escolher o melhor”, escreveu um participante em meio ao debate num dos grupos.

De acordo com o processo 0711074-88.2021.8.07.0006, o CANDIDATO AO CONSELHO DA CHAPA 10 foi acusado de grilagem de terra no condomínio Vale das Acácias, que fica em Sobradinho II. 

Conforme consta nos autos do processo, o Ministério Público entendeu que Arthur Gurgel foi um dos responsáveis pelo desmembramento de uma área considerável dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) do Planalto Central para transformá-la em lotes urbanos causando danos a uma Unidade de Conservação Sustentável da região.

Um detalhe importante é que nos contratos celebrados entre os supostos grileiros e as pessoas que foram enganadas constavam o logotipo do escritório de advocacia do presidente da Subseção de Sobradinho (vide abaixo).

O suposto crime teria ocorrido em 2017, no entanto, o acordo somente foi homologado em outubro de 2023. Apesar de o CANDIDATO AO CONSELHO DA CHAPA 10 não ter sido condenado devido a um acordo de não persecução penal, a sua conduta deixou muitos advogados da Subseção de Sobradinho indignados por se tratar de um representante da OAB na região que, caso se eleja, vai ocupar um caso de tamanha relevância.

O Expressão Brasiliense entrou em contato com o candidato a conselheiro da chapa 10, mas não obteve resposta. O espaço segue aberto para manifestações. 

Foto: Reprodução/Whatsapp

Read Previous

COM APOIO DO BRB | Gabriel Bortoleto chega a Fórmula 1 e Brasil retorna à elite do automobilismo mundial em 2025

Read Next

AGÊNCIA DO TRABALHADOR | Com salários de até R$ 3,8 mil, semana termina com mais de 660 vagas de emprego no DF