O WhatsApp anunciou na terça-feira (3) a liberação do uso do aplicativo no modo escuro (ou noturno) aos usuários de iPhone e Android. O recurso estava em testes desde janeiro, na versão beta do aplicativo.
O modo escuro foi projetado para reduzir a fadiga ocular em ambientes com pouca luz e evitar aqueles momentos quando o telefone ilumina a sala.
Fundo acinzentado
“Durante os testes, descobrimos que combinar preto e branco puro cria alto contraste que pode levar à fadiga ocular. Portanto, você notará um fundo cinza escuro especial e uma cor esbranquiçada que diminui o brilho da tela, reduz o brilho e melhora o contraste e a legibilidade”, diz o WhatsApp, que pertence ao Facebook.
Veja como ativar o modo escuro (ou noturno) do WhatsApp:
Usuários de Android 10 e de iPhones com iOS 13 podem ativar o modo escuro nas configurações de seus aparelhos. Se os smartphones estiverem configurados para o modo noturno, o aplicativo passa a funcionar também na configuração mais escura.
No caso dos iPhones, apenas aqueles que têm iOS 13 terão o modo noturno do WhatsApp. Para ativar, é preciso mudar as configurações do próprio iPhone, seguindo estes passos:
- Clique em “Ajustes”;
- Depois, clique em “Tela e Brilho”;
- Escolha a opção “Escuro”.
Nos Android versão 9 (Pie) ou anteriores, siga o passo a passo abaixo:
- Abra o WhatsApp e acesse as “Configurações” (ou “Ajustes”);
- Toque na opção “Conversas” para alterar o modo de exibição;
- Toque na opção “Tema” e altere para “Escuro”.
Caso o modo de exibição ainda não esteja disponível, é preciso atualizar no WhatsApp, acessando a página nas lojas de aplicativos, Play Store e App Store.
(G1)