A Google foi criada em 1998 como uma plataforma para organizar as páginas de internet. De uma simples companhia de buscador, a empresa se transformou em uma gigante da tecnologia, com smartphones, sistemas operacionais, publicidade e outros produtos.
Em homenagem a esta gigante da história da tecnologia, levantamos 10 curiosidades que provavelmente você não sabe sobre a Google.
1. Bodes como funcionários
A companhia tem um plano interno de sustentabilidade e uma das iniciativas dela para manter o gramado da sede sempre aparado em Mountain View, na Califórnia, é soltar cerca de 200 bodes no complexo.
A utilização dos animais é uma característica bem marcante para visitantes do espaço.
2. Doodles
Você sabe o que são os Doodles? Trata-se daquele logo comemorativo que aparece quando você acessa o buscador da companhia. A ideia surgiu apenas como uma imagem automática de e-mail, quando uma pessoa está fora do consultório.
Após esta primeira iniciativa já em 1998, os Doodles passaram a ser usados como experimentos de brincadeiras da plataforma, como jogos e infográficos interativos. Geralmente, estas artes são relativas a alguma data comemorativa, evento ou homenagem a algum artista memorável.
Se você quer lembrar dos mais marcantes, a Google tem uma página em que guarda todos eles.
3. Google à venda
A empresa já foi colocada à venda em 1999, um ano após a criação por míseros US$ 1 milhão. Tudo bem que o montante não é nada humilde, mas a Google foi uma das companhias que bateu a marca de US$ 1 trilhão em valor de mercado no ano passado. Ou seja, quem tivesse feito este investimento, teria ganhado na loteria.
Na época, os fundadores não conseguiram vender a companhia por falta de interessados, e chegaram até barganhar alguns descontos nesse preço aí. Se os possíveis compradores pudessem voltar no tempo, hein?
4. Não seja mau
Algo que poucas pessoas sabem é que a Google tem um lema para chamar de seu. A frase “Não seja mau” é um norte para o trabalho de funcionários e relacionamento com clientes.
Contudo, depois de problemas internos e polêmicas envolvendo seus trabalhadores no último ano, o lema foi retirado do código de conduta da companhia em maio do ano passado.
Na época, passou a ganhar uma nova conotação: “Faça a coisa certa”.
5. Pets
Se você trabalha na Google e tem um cachorrinho ou gatinho para chamar de seu, pode levar os pets para o trabalho. A empresa permite que qualquer pessoa conte com seu animalzinho no espaço, até mesmo para quem entrou agora.
A única exigência é de que o pet seja treinado para ficar quieto durante o período de trabalho, além de fazer as necessidades fora do prédio, claro.
6. Capacidade
O Google mudou muito desde o lançamento em 1998, sobretudo por conta de número de buscas. Atualmente, a quantidade de resultados oferecidos aos usuários é 100 vezes maior que no começo.
Em termos comparativos, a companhia também precisou de mais capacidade. No início, contava somente com 10 drivers para rodar seu motor de buscas.
Qualquer procura atual na plataforma usa mais processamento que o necessário para enviar astronautas à Lua com a Apollo 11.
7. Comida de graça
Este é um dos pontos mais conhecidos e famosos dos escritórios da Google. Todos os espaços dela, inclusive aqui no Brasil, contam com geladeiras com bebida e uma cozinha com diversos tipos de alimentos. E pode comer à vontade, sendo que a única exigência é que não se leve nada embora.
A ideia surgiu já lá no comecinho da companhia, quando um dos fundadores, Sergey Brin, exigiu que a sede não ficasse longe de regiões com comida. O modelo foi copiado por outras gigantes, como Facebook.
8. O que é Google?
Você sabe de onde vem a palavra que dá nome à empresa? Não há uma informação certa sobre este termo, mas a história mais aceita é de que se refere a um termo matemático incorreto.
A palavra “googol” se refere ao número 1 seguido de 100 zeros (assim como mil é 1 com três zeros). Os criadores queriam fazer uma referência a este termo, mas erraram na hora de escrever, embora a pronúncia se mantenha a mesma.