Muito se fala de segurança na internet hoje em dia – inclusive, publicamos recentemente algumas dicas para se prevenir de golpes. O Google é uma das empresas que está tentando, constantemente, melhorar a segurança dos seus serviços. Mas, não se trata apenas da inclusão de mais e mais recursos de segurança: conscientizar os usuários também é uma prática para evitar o roubo de dados.
Pensando nisso, a empresa lançou, na quinta-feira (13), um teste para que os usuários identifiquem os chamados “pishing”, um tipo de golpe que envia e-mails às vítimas, contendo links que as direcionam para sites falsos, fazendo com que elas revelem informações pessoais, como senhas ou cartão de crédito, CPF e número de contas bancárias.
Identificando e-mails falsos ou legítimos
O teste é bastante simples e o usuário só precisa responder a uma série de exemplos de e-mails que aparecerão na tela, se eles são “pishing” ou legítimos. O Google comenta que alguns são bastante fáceis de identificar, mas outros são realmente bem projetados e, quem não possui tanto conhecimento, pode cair bem fácil.
A fabricante alerta para a atenção aos remetentes, bem como os links presentes no corpo do e-mail, antes de clicar neles. Além disso, sempre que você notar um domínio diferente do habitual, desconfie. Uma forma de identificar a veracidade de um domínio é a ferramenta registro.br. Nela, você pode colocar o endereço e verificar informações sobre data de criação do domínio e quem é o responsável por ele.
O teste é composto por oito exemplos e, ao final deles, o Google responderá quantas tentativas de golpes você acertou. O teste pode ser feito quantas vezes quiser. Mesmo em espanhol, ele é bastante simples de compreender. Clique aqui para fazê-lo.
(CanalTech)