Depois de ações autoritárias de governos como a suspensão da internet no Irã, bloqueios ao Facebook, Instagram e Twitter na Rússia e “toque de recolher” da internet em Mianmar, o WhatsApp lançou uma nova medida contra a censura nesta quinta-feira (5).
Trata-se de suporte para o uso do aplicativo por meio de conexões proxy. Elas possibilitam que as pessoas se conectem mesmo quando um país bloqueou o app e burlem problemas de infraestrutura na internet.
De acordo com o que a empresa afirmou em seu site, “escolher um proxy permite que você se conecte ao WhatsApp por meio de servidores configurados por voluntários e organizações em todo o mundo dedicados a ajudar as pessoas a se comunicarem livremente”.
Os proxies ajudam a vencer a censura pois disfarçam o tráfego das pessoas. Quando alguém se conecta a um servidor proxy, o seu tráfego é roteado através dele antes desse servidor retransmitir o sinal para o WhatsApp. Essa etapa a mais evita os filtros ou bloqueios que possam ter sido adicionados por autoridades.
Mas a plataforma de mensagens lembra que a ferramenta deve ser usada com cuidado. O endereço de IP do usuário pode ser visível para o provedor da conexão proxy, que no caso, não é o WhatsApp. Portanto deve ser ativado apenas se houver algum problema de conectividade ou se tratar de alguém politicamente perseguido.
Como se conectar através de um proxy no WhatsApp
- Toque no menu de opções do WhatsApp (três pontos no Android, ícone de roldana no iOS);
- Escolha “Configurações” no Android; no iOS já aparece esta tela;
- Procure por “Armazenamento e dados”;
- Role a tela e clique na opção “Configurações do servidor proxy”;
- Habilite a opção e digite o endereço do servidor desejado.